Comissão espera informações para entregar primeiros relatóricos


Ao final da primeira semana de trabalho da comissão de transição, formada pelas equipes do atual prefeito, Gerson Araújo (PSDB) e do prefeito eleito, Alexandre Kireeff (PSD), os números da Prefeitura ainda não apareceram. A previsão é de que eles comecem a surgir nesta semana, com a apresentação de relatórios pelos representantes do prefeito eleito na comissão.

De acordo com Kireeff, a primeira semana foi marcada pela apresentação dos pedidos de informação da sua equipe e por uma tentativa de “afinar” o discurso. Também ocorreram visitas a órgãos como a Secretaria de Gestão Pública, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

“Eu acho que o principal sinal é a disposição dos setores de passar as informações. O grupo de transição está apresentando a nossa ficha de itens, está tomando ciência dos principais pontos e a partir daí vai fazer os relatórios e apresentar para a equipe”, declarou Kireeff. Segundo ele, nesse momento “não tem como pontuar nada [a respeito da situação da Prefeitura], não tem informação relevante ou algo que possa ser destacado”.

Profis
O prefeito eleito não quis comentar a informação de que até a semana passada o Programa de Recuperação Fiscal (Profis) tinha negociado R$ 92 milhões, dos quais R$ 88 milhões já tinham sido pagos. “Esse tipo de informação eu prefiro receber de forma oficial e aí vamos comentar”, declarou.

O secretário de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, tem dito que com a arrecadação do Profis será possível não só evitar atrasos, como também entregar a Prefeitura com dinheiro em caixa, num volume suficiente para fazer a folha de pagamento de janeiro, a primeira da gestão Kireeff.

Procurado pelo JL, o secretário de Governo, Gervázio Luiz de Martin Junior, disse que “a primeira semana [da transição] foi mais para apresentar a real situação do Município e afinar o discurso para ver o que eles [a nova administração] querem receber de informações”. Segundo Martin Júnior, a partir dessa semana serão entregues “relatórios e informações mais detalhadas”. “São muitas informações, o volume é gigantesco”, completou.

Martin Júnior explicou que a atual gestão pretende entregar a Prefeitura “arrumada” para o novo governo. “O prefeito Gerson Araújo (PSDB) vai entregar a Prefeitura numa situação melhor do que encontrou”, ressaltou o secretário. Ele acredita que deixar dinheiro em caixa para fazer frente à primeira folha de pagamento “vai facilitar muito” a nova gestão. “Quando o prefeito Gerson assumiu havia um déficit, hoje já se fala em sobra de caixa”, concluiu.

Fonte: Jornal de Londrina