Orçamento de 2013 fica sem propostas de emendas do novo prefeito de Londrina


O prefeito eleito Alexandre Kireeff (PSD) não vai apresentar propostas de modificações para o orçamento de 2013. A Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Londrina havia concendido dez dias para que a equipe do próximo chefe do Executivo observasse como os recursos devem estar alocados e sugerisse emendas.

O vice-prefeito eleito, Guto Belusci (PSD), afirmou que o prazo era muito curto para fazer uma análise da proposta orçamentária. "A gente vai trabalhar com o orçamento aprovado, até porque não tivemos tempo de pensar propostas", colocou.

O orçamento de 2013 deve ser de aproximadamente R$ 1,2 bilhão, sendo que grande parte dele será destinado aos setores de educação e saúde. A proposta de dar ao novo gestor o benefício de propor emendas tinha o objetivo de evitar que a próxima gestão fosse prejudicada, já que trabalharia com um planejamento do qual não havia participado.

Belusci acredita que não haverá prejuízos, mas o contingenciamento de despesas deve basear o primeiro ano da gestão do PSD à frente da Prefeitura de Londrina. "A gente acredita que não ia conseguir mudar muita coisa, até porque o orçamento é restrito e teríamos que retirar de um algum lugar para colocar em outro", afirmou.

Havia uma previsão inicial do município chegar ao fim de 2012 com um déficit de R$ 55 milhões, mas o cenário foi revertido pela atual administração devido ao Programa de Regularização Fiscal (Profis). Segundo o vice-prefeito eleito, 2013 deve começar com uma pequena sobra de caixa, mas o valor não será suficiente para propiciar uma gestão sem preocupações financeiras.

Há duas semanas, a equipe de transição faz seus trabalhos e já notou os obstáculos que deve enfrentar. "Ainda não terminamos a análise, mas já identificamos alguns pontos críticos, especialmente de contratos que estão vencendo e ações que precisam ser feitas, como a questão do transporte urbano", comentou.

Fonte: londrina.odiario.com