Saúde mental gera sucesso profissional


De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o equilíbrio mental é um dos fatores fundamentais para garantir a qualidade de vida de uma pessoa. Tonio Luna é especialista em Psicologia do Trabalho e afirma que o bem-estar da mente também influencia no sucesso profissional. Segundo ele, a depressão, a ansiedade e o estresse estão entre os principais transtornos que afetam a qualidade do trabalho. Conheça melhor essas doenças para saber como evitá-las e tratá-las da melhor forma.

De acordo com o psicólogo Tonio Luna, o estresse é o principal vilão do profissional. Ele destaca que momentos específicos de estresse durante alguma atividade profissional importante são absolutamente normais e necessários para o cumprimento de deveres. O problema é quando essas ocasiões se tornam freqüentes e não são intercaladas por períodos de relaxamento, descanso e lazer. "Quando a pessoa vive em um estado de atenção e preocupação constante, isso desencadeia um estresse patológico muito comum nos ambientes de trabalho", alerta Tonio.

O estresse patológico é extremamente prejudicial para o ambiente laboral. Ele faz com que a atenção do colaborador diminua, as atividades percam a qualidade, o risco de discussões e brigas entre colegas aumente, as faltas e atrasos sejam freqüentes, a incidência de acidentes trabalhistas se eleve, entre outros prejuízos. Aproveitar os finais de semana para descansar e descontrair, intercalar as atividades do trabalho com pausas de respiração profunda e relaxamento de uma em uma hora e participar de ginástica laboral são as dicas de Tonio Luna para evitar o estresse.

A ansiedade e a depressão são outros transtornos que podem afetar o desempenho profissional e gerar doenças graves como a crise de pânico. Elas são freqüentes em pessoas que já tenham incidências na família, mas também se manifestam em colaboradores que sofrem perdas significativas, estão com problemas financeiros, em processo de divórcio ou passando por outros problemas pessoais. "Nesses casos é indicado procurar um especialista e saber que esses problemas podem ser vencidos facilmente e até te tornar uma pessoa melhor", aconselha Tonio.

Sintomas de transtornos mentais

Se você está sofrendo com a maioria dos sintomas abaixo, fique atento à sua saúde mental. Procure um especialista e invista na sua qualidade de vida!

- Pensamentos de preocupação constante
- Alterações na qualidade do sono
- Mudança de apetite
- Perda de interesse por coisas que antes tinham importância
- Baixa da imunidade (pega gripes e resfriados com facilidade)
- Diminuição da atenção e da memória nas atividades diárias
- Variações constantes de humor sem causa justificável

- ATENÇÃO: Formigamento corporal, respiração alterada, batimento cardíaco acelerado e medo de perder o controle ou a sanidade mental podem ser sintomas de Crise de Pânico.

Fonte: Portal Competência