Crise política prorroga mandato de diretores


Usando como motivo ''a instabilidade político-administrativa instaurada em Londrina no decorrer de 2012'', o Executivo Municipal prorrogou o mandato dos diretores municipais por um ano, conforme decreto assinado pelo prefeito Gerson Araújo (PSDB) publicado na edição de ontem do Jornal Oficial. As eleições deveriam ter ocorrido em outubro já que o mandato dos atuais diretores expira em 28 de janeiro. 

Além da instabilidade política - cassação do mandato de Barbosa Neto (PDT) e prisão e renúncia de José Joaquim Ribeiro (sem partido) -, o decreto menciona as eleições municipais de outubro, a necessidade de alterações na Secretaria de Educação e de reestruturação do planejamento pedagógico e o processo para escolha de vagas e remoções de funcionários. 

Segundo o prefeito, a prorrogação do mandato foi decidida em reunião com diretores de todas as escolas do município, representantes do Conselho Municipal de Educação e funcionários da Secretaria de Educação. ''Apenas 11 diretores (de cerca de 80) não concordaram em continuar no cargo e, nestes casos, outras pessoas serão designadas.'' 

Ainda de acordo com o prefeito, o mandato dos diretores era de três anos, mas, na gestão do prefeito cassado Barbosa Neto, o período foi reduzido para dois anos. ''Com esta prorrogação o mandato será de três anos e o próximo prefeito deve definir o período mais adequado.'' A secretária de Educação, Maria Inês Galvão, não foi localizada ontem apesar da solicitação de entrevista feita a sua assessoria.

Fonte: Folha de Londrina