Encontro finaliza curso preparatório para aposentadoria de 2012


Ontem (5) foi realizado o ”Encontro de Encerramento das Atividades do Ano e Homenagem aos Servidores Municipais Aposentados no ano de 2012”. O evento foi realizado na sede da Associação dos Aposentados da Prefeitura Municipal de Londrina (Aapml), local onde os servidores que participaram dos cursos ao longo do ano foram recebidos com música ao vivo, premiações, solenidade com vídeo das atividades realizadas, discurso das autoridades presentes, dinâmicas com os participantes e apresentação de cultural “Balezinho de Londrina”. O trabalho é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Gestão Pública e conta com o apoio das demais secretarias municipais e com a parceria da Associação dos Aposentados e do Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv).

O prefeito Gerson Araujo entregou os certificados para quem realizou os cursos. A confraternização fez parte do último evento do ano e o prefeito ressaltou a relevância dessa iniciativa. “Para mim foi uma surpresa muito agradável. Eu até acho que a Prefeitura sai na frente quando se propõe a preparar o aposentado para a vida que terá futuramente. Porque aparentemente é uma coisa muito simples, mas não é. Muitas pessoas sofrem com o fato de terem que parar, então essa preparação é fundamental. Parabenizo e acho que esse é o tipo de curso que seve como exemplo até para outras instituições.”

Ao longo do ano foram desenvolvidas atividades como palestras, passeios e terapia, visando à preparação para a aposentadoria para os servidores que se aposentaram ou irão se aposentar neste ou nos próximos anos. O objetivo é preparar o servidor para as mudanças que ocorrem na vida após a aposentadoria. A família também é incluída em atividades do programa que existe há 20 anos.

O diretor de Gestão da Saúde Ocupacional, Roberto Pintor de Melo Lima, destaca a importância dos cursos ofertados no recomeço de um novo ciclo na vida do servidor. “A gente tem um preconceito que com a aposentadoria a gente vai parar com a vida, interromper alguma coisa. Nós conduzimos a aposentadoria de uma forma que seja uma continuidade. Terminou um ciclo, começou o outro. Essa esperança, essa perspectiva de saber que você tem mais uma etapa grande da sua vida, faz com que as pessoas fiquem mais tranqüilas, melhora o humor, melhora o relacionamento.”

O auxiliar de enfermagem, Pedro Alves Corrêa, 61 anos, está no segundo ano de cursos e diz que as praticas ajudam a prevenir doenças, como a depressão, por exemplo. “Eu acho que esse curso vai preparar as pessoas para não ter problemas depois, ficar doente. Tiveram várias pessoas que eu fiquei sabendo que se aposentaram, depois entraram em depressão. O idoso precisa entender que a época da aposentadoria é a época de ele recomeçar, realizar o sonho que ele não conseguiu antes.” O curso que Corrêa mais gostou foi o de Lazer, orientações e palestras sobre preparação do valor da pessoa.

Professora da rede municipal desde 1992, Amélia Nascimento, 65 anos, iniciou sua trajetória como merendeira da escola Joaquim Vicente Castro. Conta que começou a lecionar em escola do jardim União da Vitória e se aposentou no dia 1º de setembro deste ano. A aposentada acredita que mesmo após a aposentadoria, as pessoas tem potencial para contribuir com a sociedade, família e a comunidade em geral. “Esse trabalho que a Prefeitura está fazendo é fantástico, eu conheço as meninas que nos atendem, e tenho que parabenizá-las pelo jeito que elas se dedicam ao trabalho. Porque eu sempre trabalhei com muita dedicação no meu trabalho, eu fui uma funcionária pública com amor, e essas meninas que trabalham, eu vejo que é com amor. Isso traduz numa esperança de uma aposentadoria tranqüila, pode estar motivado a fazer outras coisas”, afirma a educadora.

Fonte: Prefeitura de Londrina