Prefeitura de Londrina está sucateada, diz vice eleito


Ao concluir os trabalhos na comissão de transição do governo de Gerson Araújo (PSDB) para o governo de Alexandre Kireeff (PSD), o vice-prefeito eleito de Londrina Guto Bellusci (PSD) demonstrou-se ''surpreso negativamente com o sucateamento da prefeitura''. Por isso, a reforma do prédio e investimentos em tecnologia e aperfeiçoamento dos servidores será prioridade no primeiro ano de governo. 

''Um problema comum a todos os setores é a decadência muito grande na estrutura física, no mobiliário, nos computadores, nas instalações elétricas e hidráulicas'', resumiu. ''Há goteiras e um dia desses que eu estava lá pegou fogo em um ventilador.'' Bellusci reclamou ainda da falta de ar condicionado, da lentidão da rede de internet e da desatualização dos programas de computador. 

''Sei que há recursos para reformas e pretendemos concluir os projetos para dar prioridade às reformas e garantir melhorias no atendimento ao público e melhores condições de trabalho aos servidores'', comentou, acrescentando não saber ainda qual o montante da verba do BNDES para modernização da administração pública. 

Bellusci também ficou desapontado com secretarias que executam serviços para outras pastas, como a Gestão Pública e Obras. ''Não atendem a contento. É preciso melhorar a estrutura para driblar problemas burocráticos que atrasam e tornam menos eficientes os serviços públicos.'' Para ele, porém, houve ''uma surpresa positiva''. ''A conclusão é que a qualidade e o desempenho dos servidores é que tem segurado a prefeitura.'' Mas, ainda assim, é preciso investir em treinamentos e em ações de recursos humanos que acabem com desvios de função, excesso de cargos comissionados e licenças médicas indevidas, por exemplo. 

A comissão de transição também encontrou projetos parados ou nunca iniciados em várias secretarias, o que ''reflete o clima de instabilidade política dos últimos anos'', disse o vice-prefeito. Os relatórios da comissão de transição foram entregues aos secretários escolhidos por Kireeff, que devem utilizá-los para escolher as equipes internas de trabalho de cada pasta. 

Quanto à questão financeira, Bellusci disse que este tema está sendo tratado diretamente pelo futuro secretário de Fazenda, Paulo Bento, mas adiantou sobre dificuldades financeiras para 2013. ''A situação é difícil e vai ser um ano duro. Vamos eleger prioridades, correr atrás de projetos e recursos, fazer planejamento e 2014 será de grandes mudanças.''

Fonte: Folha de Londrina