Kireeff toma posse e reforça discurso anticorrupção


O 18º prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), tomou posse ontem garantindo que ‘‘não haverá qualquer tolerância à corrupçãoÂ’Â’ em seu governo e, mais uma vez, prometeu um ‘‘relacionamento institucional ético e transparente com a CâmaraÂ’Â’. 

  Diante de galerias lotadas e dos 19 vereadores da 16ªlegislatura, Kireeff revelou as ‘‘melhores expectativas a respeito dos projetos que poderemos desenvolverÂ’Â’, porém, ‘‘respeitando a independência dos poderes, trabalhando em favor dos londrinensesÂ’Â’. ‘‘Sei que existe um grande ceticismo quanto ao relacionamento entre prefeito e Câmara de Vereadores. Eu, pelo contrário, acredito que seja, sim, possível. Nossa meta, senhoras e senhores vereadores, será promover a surpresa aos céticos.Â’Â’ 

  Contra a corrupção, ‘‘moléstia infecciosa que corrói as entranhas da prefeitura e que pode destruir famílias, sepultar sonhos e matarÂ’Â’, conforme definiu o prefeito, a primeira medida foi adotada ontem: Kireeff assinou o decreto de criação do comitê de implantação do Plano de Transparência e Controle Social, conforme prometeu durante a campanha. ‘‘A transparência é o antídoto natural ao mau uso do dinheiro públicoÂ’Â’, discursou. 

  Ainda durante a posse, na Câmara, o prefeito mencionou a instabilidade do governo de seu antecessor, o prefeito cassado Barbosa Neto (PDT), e o sucateamento da prefeitura. ‘‘Projetos não puderam ser concluídos. Planejamentos essenciais não foram sequer elaborados. A descontinuidade foi a principal característica deste difícil período de nossa cidadeÂ’Â’, apontou o prefeito, citando as ‘‘finanças deterioradasÂ’Â’, ‘‘equipamentos públicos em condições precáriasÂ’Â’ e ‘‘serviços públicos aquém do ideal de qualidadeÂ’Â’. 

  Neste quesito, o prefeito novamente ofereceu a gestão técnica como resposta e reafirmou que a escolha do secretariado deu-se exclusivamente em razão de seu perfil. ‘‘Essa gestão técnica será fundamental para que os escassos recursos públicos possam ser utilizados com a máxima eficácia na execução de nossas prioridades.Â’Â’ 

  O novo prefeito também prometeu fazer contratos de gestão com o secretariado, que tomou posse ontem. Os membros do primeiro escalão terão 90 dias para ‘‘elaborar um planejamento de curto e médio prazo para o exercício de suas funções nos próximos quatro anosÂ’Â’. As metas, disse o prefeito no discurso, ‘‘devem ser atingíveis, pois se assim não o forem, não passarão de promessasÂ’Â’. 

  No discurso de transmissão de cargo, Kireeff mencionou a intenção de trabalhar em conjunto com as cidades da região metropolitana, trazer o desenvolvimento econômico e social. ‘‘priorizando os mais humildes e necessitados, respeitando o passado, administrando o presente, planejando o futuroÂ’Â’. Ele agradeceu a equipe de transição e o prefeito Gerson Araújo (PSDB), que completou três meses e dez dias no cargo. 

  O tucano, em rápido discurso, disse que estava feliz por entregar o cargo a Kireeff e também aliviado. ‘‘Todos sabem a maneira como fui posto neste cargo e a responsabilidade que me assustou muito nos primeiros diasÂ’Â’, disse, mencionando a crise financeira e, mais uma vez, lembrando que a arrecadação recorde do Profis deu sobrevida ao município.

Fonte: Folha de Londrina