Servidores com carreira extinta poderiam evitar terceirizadas em Londrina


Um levantamento do Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (SindServ) mostra que cerca de 450 funcionários da prefeitura estariam em desvio de função. São pessoas que tiveram sua carreira extinta na gestão do ex-prefeito Nedson Micheleti (PT), como merendeiras e vigilantes, e poderiam retornar aos cargos de origem.

Alguns setores da Prefeitura Municipal de Londrina sofrem com o déficit no quadro de funcionários, como a Guarda Municipal. A partir desta terça-feira (9), grande parte da corporação teve que assumir a segurança de prédios públicos e sair das ruas. O presidente do SindiServ acredita que Alexandre Kireeff (PSD) poderia reutilizar os servidores em desvio de função, trazendo vigilantes para o trabalho e evitando a contratação de terceirizadas.

"Na época do Nedson foram extintos 850 cargos, que entraram na classificação de 'carreira transitória'. A hora que eles se aposentassem ou saíssem do serviço público aquela vaga não existiria mais. Na época, o prefeito fez isso para justificar no Tribunal de Contas a contratação emergencial. Se fizer um projeto de lei envolvendo o artigo que determinou a extinção desses cargos, poderia reaproveitar os funcionários e já supre parte dessa falta", colocou.

Os contratos com terceirizadas trouxeram prejuízos ao erário, como no caso da merenda escolar em que o Ministério Público apontou o desvio de dinheiro público. O SindServ defende a volta das funções extintas para possibilitar aos servidores em desvio de fundação a possibilidade de progressão na carreira.

"Tem um funcionário lá, por exemplo, que está desde 2004, ele não tem possibilidade legal de progressão porque não está exercendo sua função, a função dele não existe mais no quadro da prefeitura", colocou Urbaneja.

Dentro do Pacote de Eficiência Administrativa lançado pela prefeitura está um levantamento do número de funcionários da cada pasta, inclusive com um ponto específico de desvio de função. A reportagem de odiario.com tentou contato com o secretário municipal de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias, para comentar sobre o assuntoPorém ele esteve em reunião durante toda a tarde e não foi possível realizar a entrevista.

Fonte: londrina.odiario.com