Professores do PR recebem capacitação para usar tablets


Os técnicos das Coordenações Regionais de Tecnologia da Educação dos Núcleos Regionais passaram por um curso de formação ao longo da semana, em Curitiba, para orientar os professores do ensino médio que passarão a fazer os registros de classe on-line, por meio de acesso à internet em sala de aula e com o uso de tablets, que começam a ser entregues a partir do início das aulas. 
Foram capacitados inicialmente 80 técnicos, que serão responsáveis por repassar os conteúdos aos profissionais da educação da rede estadual. Dezesseis escolas, de 10 Núcleos Regionais de Educação, participam de um projeto piloto de implantação da internet nas salas de aula. 
"A formação das equipes dos Núcleos Regionais acontece para que elas orientem as equipes pedagógicas e os professores das escolas sobre o registro de classe on-line e sobre o uso dos novos tablets já no início da semana pedagógica, prevista para os dias 4 a 8 de fevereiro", explicou Rogério Bufrem Riva, diretor de Tecnologia Educacional. 
O sistema para registro de classe on-line foi desenvolvido pela Secretaria da Educação em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). O programa permitirá que professor faça todo o procedimento do livro de classe, com a frequência dos alunos e o registro de anotações e acesso a conteúdos disponíveis na internet, no Portal Dia a Dia Educação e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), como livros didáticos. 
INTERNET - Para o melhor funcionamento do sistema e dos equipamentos, estão sendo feitos investimentos para a instalação e ampliação da internet sem fio nas escolas da rede estadual. A meta da Secretaria da Educação é implantar o acesso à internet por meio de redes sem fio (WIFI) em 1.200 escolas estaduais em 2013 e atingir todas as 2.160 escolas estaduais em 2014. 
A Coordenação Regional de Tecnologia vai atuar em cada núcleo como suporte pedagógico para que o professor possa trabalhar com segurança os novos recursos tecnológicos em sala de aula. "Oferecemos respaldo na formação continuada dos professores para que, com essa tecnologia, ele possa agregar valor na preparação da sua aula", disse a técnica da Coordenação do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, Ana Maria Arruda. 
VANTAGENS - A partir de março, a Secretaria da Educação distribui, via termo de cessão e guarda, mais de 28 mil tablets para os professores do ensino médio. Com o equipamento, o professor poderá, por exemplo, planejar seu trabalho, utilizar-se de ferramentas e aplicativos, organizar arquivos, ter livros digitais, facilitar o registro de classe e acessar a internet. 
A proposta é que o professor, em primeiro lugar, se familiarize com o equipamento. "Nessa primeira etapa, esperamos que o professor utilize o tablet de maneira pessoal, verificar no equipamento as potencialidades de uso e, num segundo momento, começar a enxergar as potencialidades para aprendizagem", destacou Ezequiel Menta, coordenador de Multimeios da Secretaria de Estado da Educação.
Fonte: Agência Estadual de Notícias