UGT quer punição dos responsáveis por tragédia no Rio Grande do Sul


A morte de mais de 230 jovens no incêndio da boate Kiss,  no centro de Santa Maria,  no Rio Grande do Sul, na madrugada de domingo, é um momento de tristeza para o País, e para nós da União Geral dos Trabalhadores – UGT,  também  de reflexão. 
 
Nós, da UGT e toda a sociedade, estamos indignados, pois uma tragédia que poderia ter sido evitada, tem como pano  de fundo a  ganância dos empresários pelo lucro e a irresponsabilidade dos órgãos responsáveis pela  fiscalização do local.

Pelas informações do Corpo de Bombeiros, havia mais de 2 mil  jovens na casa, participando de uma festa universitária, quando sua lotação máxima é de pouco mais de mil pessoas. Além disso, durante o incêndio, muitos adolescentes foram  impedidos pelos seguranças de deixar o local por não apresentarem o comprovante de pagamento da conta.  Confirmadas essas informações está caracterizado um crime, cujos responsáveis devem ser duramente penalizados.

O incêndio, de acordo com o Corpo de Bombeiros, aconteceu pelo uso irregular de um sinalizador durante o show de uma banda. O incêndio teria começado às 2h30 da madrugada após uma faísca atingir o teto de isolamento acústico da boate. Autoridades dizem que o número de mortos pode aumentar.

Diante de tamanha tragédia, a UGT se vê na obrigação de acompanhar de perto toda a investigação para a apuração dos fatos, responsabilizar e exigir punição dos responsáveis. Além disso, lançamos um alerta para que, lamentavelmente, essa tragédia sirva de reflexão aos empresários do ramo de diversão, de que a ganância pelo lucro pode levar muita dor a milhares de famílias.

UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES