Merendeiros recebem uniformes e equipamentos de segurança


A Secretaria de Estado da Educação fornecerá uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs) para mais de 5,4 mil profissionais que trabalham nas cozinhas da Rede Estadual de Ensino. Pela primeira vez as merendeiras receberão jogos completos com jalecos, calças, aventais de tecido e de PVC, toucas, botas e luvas plásticas e de látex. A entrega nas escolas inicia durante a semana pedagógica, que vai de quatro a oito de fevereiro. 
A ação vai valorizar, identificar e proporcionar uma vestimenta adequada e segura para as profissionais que trabalham no preparo da alimentação diária de 1,3 milhão de alunos da Rede Estadual de Ensino. O investimento nos novos equipamentos é de R$ 743 mil. "Os uniformes para as merendeiras levarão mais profissionalização às nossas cozinhas e, consequentemente, mais qualidade e higiene à alimentação escolar", disse a diretora de Infraestrutura e Logística da Superintendência de Desenvolvimento Educacional da Secretaria, Márcia Cristina Stolarski. 
De acordo com Márcia, a alimentação escolar no Paraná tem conquistado importantes avanços, com reflexos no rendimento escolar dos estudantes. "Nestes últimos anos houve um grande avanço na diversificação e ampliação dos alimentos distribuídos como a inclusão de carnes congeladas e o fornecimento de gêneros da Agricultura Familiar. A Secretaria investe ainda na reposição de equipamentos e de materiais, na capacitação de pessoal e no monitoramento do estado nutricional de todos os alunos", explica Márcia. 
Os Núcleos Regionais de Educação, responsáveis pela distribuição dos equipamentos nas escolas de cada região do estado, já começaram a receber os lotes dos novos conjuntos de EPIs. 
A merendeira Irma Queiroz, que trabalha há 10 anos no Colégio Estadual Professor Cleto, em Curitiba, acredita que os equipamentos proporcionarão segurança e higiene nas cozinhas escolares. "Acho ótima esta atitude do governo, é um material completo e muito útil", avalia.
Fonte: Agência Estadual de Notícias