MP investiga suposto favorecimento da empresa Ebepec em Londrina


O Ministério Público (MP) de Londrina vai apurar suposto favorecimento na contratação da empresa Ebepec, que executa os serviços de varrição e limpeza pública da cidade. Firmado em outubro do ano passado, o contrato emergencial com a empresa foi feito assim que o vínculo com a MM Consultoria Construções e Serviços Ltda foi finalizado.

De acordo com a promotora de Defesa do Patrimônio Público, Leila Voltarelli, o procedimento foi instaurado em dezembro após uma representação que informou a possível irregularidade. O ex-presidente da companhia, Octávio Cesário Neto e o diretor administrativo-financeiro, Alexander Faria Fermino seriam os responsáveis pelo favorecimento da empresa.
O MP solicitou à Ebepec e a CMTU documentos da contratação do serviço. No entanto, por conta da volta do recesso do órgão, a promotora ainda não conseguiu analisar os papéis. A empresa, que pertence ao empresário Faiçal Janani, pai do proprietário da Visatec, recebe um valor de cerca de R$ 129 mil ao mês para o trabalho. Já a Visatec é responsável hoje pela capina e roçagem de Londrina.
A reportagem de odiario.com tentou contato com o ex-presidente da CMTU, mas não foi possível localizá-lo. A assessoria de imprensa informou que depois de fazer uma cotação de preços, optou pelo contrato emergencial com a empresa que apresentou o menor preço pelo serviço de varrição e limpeza das ruas de Londrina, no caso a Ebepec.
A atual administração entende que, pela importância do serviço para a comunidade, a continuidade dos trabalhos não deveria ser interrompida pela espera dos prazos legais e usuais de uma licitação.
"O prazo do contrato emergencial (180 dias), foi definido tendo como base o tempo necessário para que a CMTU possa cumprir todos os procedimentos legais exigidos pela licitação, inclusive com uma divulgação ampla que possibilite a participação de empresas de todo o país interessadas em prestar o serviço".
A companhia vai aguardar a conclusão dos trabalhos do MP para se pronunciar a respeito do assunto.
Fonte: londrina.odiario.com