Prefeitura quer contratar 1.424 novos professores em Londrina


A Secretaria Municipal de Educação quer contratar 1.424 novos professores para atender a educação infantil e fundamental em Londrina. O número foi apresentado durante uma reunião realizada nesta sexta-feira (9), na Câmara, para discutir o déficit de mais de 4.000 vagas nas creches.

A diretora admnistrativa da secretaria, Cristina Yoshida, informou que os novos profissionais supririam as vagas abertas com a construção de novas escolas e a ampliação de alguns estabelecimentos.
Seriam 794 professores para a educação infantil, 586 para a educação fundamental e 44 de educação física. Os vereadores que acompanharam a reunião pediram urgência à prefeitura para o encaminhamento do projeto de lei que cria as vagas para aprovação na Câmara.
A reunião reuniu representantes da administração municipal, órgãos ligados à assistência social, Legislativo e Conselho Municipal de Educação. Os encontros já são realizados desde o ano passado, coordenados pela vereadora Sandra Graça (PP).
Ela elogiou a postura da nova secretária de Educação, Janet Thomas, em apresentar propostas de soluções para os problemas da pasta. "A informação da contratação dos novos professores foi extremamente importante, porque não adianta você brigar para aumentar a estrutura física e depois a prefeitura não ter professores para atender aos alunos", colocou.
Em relação à necessidade de novas vagas nas creches, a prefeitura encaminhará ao Conselho Municipal de Educação o pedido de aumento de 20 para 25 crianças em casa sala. O Residencial Vista Bela, que até o ano passado, não possuía centro de educação infantil, serão atendidos 160 alunos, 80 a mais do que o prometido inicialmente.
A secretária informou que a administração ainda não teve sucesso no retorno às atividades do município dos professores que estão cedidos a outros órgãos e que apresentaram laudos médicos.
Sem os profissionais e outros fatores, o município continuará pagando em 2013 cerca de R$ 850 mil em horas extras.
Fonte: londrina.odiario.com