Brigada Escolar começa ano letivo com treinamento para situação de risco


Alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Professora Luiza Ross, em Curitiba, tiveram uma aula diferente nesta quarta-feira (20) pela manhã. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fizeram um treinamento de abandono do prédio numa simulação de risco. A ação marcou o início das atividades do programa Brigada Escolar para 2013. 

“O Paraná está criando nos alunos da rede estadual de educação a cultura de segurança por meio da formação de brigadas escolares. Mais que os equipamentos, esses treinamentos são importantes para incorporar na vida desses estudantes quais decisões devem tomar em caso de risco real, seja dentro de uma escola ou em qualquer outro ambiente”, disse o secretário da Educação, Flávio Arns, que acompanhou a simulação. Arns explicou que os alunos repercutem em suas famílias as lições aprendidas. 

O colégio é considerado modelo para o programa de prevenção e já possui rota de fuga, sinalização de saída, extintores e iluminação de emergência. Os 420 alunos que participaram do exercício evacuaram o prédio em menos de três minutos. “Superou a expectativa, pois a cada treinamento na escola conseguimos reduzir o tempo de abandono de modo seguro e organizado”, disse o secretario de Estado chefe da Casa Militar, Coronel Adilson Castilho. 

O programa Brigada Escolar foi iniciado há 18 meses nas escolas da rede estadual para desenvolver a cultura de prevenção, com a formação de brigadas em todas as escolas, além da adequação das edificações às normas de prevenção contra incêndio e pânico. Até junho desse ano, todas as escolas do Paraná receberão equipamentos novos e modernos como extintores, sinalização e luz de emergência e passarão por uma simulação de plano de abandono. 

“Todas as escolas do Paraná já receberam qualificação para treinamento de evacuação e de abandono de prédio em situação de emergência. Ainda neste primeiro semestre, todas as unidades receberão os equipamentos básicos de segurança e passarão por exercícios de treinamento”, contou Arns. 

Para a professora do colégio Mariuza Freire, além da prevenção e dos treinamentos, a cidadania é outra característica marcante da Brigada Escolar. “O importante desse programa é que o aluno pode exercer seu senso crítico e cobrar das autoridades ações para que ele esteja protegido nos lugares que frequenta”, disse. 

PROGRAMA – O Programa Brigada Escolar é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar. 

Iniciado em 2011, o programa já formou brigadas em 1,7 mil escolas da rede estadual e capacitou mais de 8 mil brigadistas, responsáveis por implantar o Plano de Abandono, que deve ser aplicado em caso de situação de risco.

Fonte: Agência Estadual de Notícias