Londrina faz campanha preventiva de câncer em mulheres


Londrina realiza a 1ª etapa da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama em comemoração ao dia Internacional da Mulher. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, e consiste na intensificação do atendimento às mulheres nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além do atendimento normal, as UBS funcionarão nos sábados 16 e 23 de março, sendo abertas no primeiro sábado as UBS das regiões norte, sul e centro e no segundo as das regiões leste, oeste e rural. O horário de atendimento será das 8h às 16h.

O exame preventivo é destinado a mulheres entre 25 e 59 anos e a mamografia para mulheres acima de 40. As UBS estão à disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento que for necessário, além da realização dos exames.

A coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, Lilian de Fátima Nellessen, explicou que o câncer de mama e o de colo de útero são os tipos mais comuns da doença entre as mulheres. “De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás justamente do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Já o de câncer de mama corresponde a 22% dos novos casos de câncer em mulheres a cada ano.”

Lilian explicou que será feito o exame preventivo de câncer de colo de útero, o exame clínico das mamas e a solicitação de mamografia. “Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura. A intenção com a campanha é detectar quanto antes a doença e tratá-la. Além do atendimento especial aos sábados, todas as UBS intensificaram o atendimento às mulheres durante todo o mês de março.”

Fonte: Prefeitura de Londrina