Professores municipais de Paranaguá fazem protesto


O SISMMAP, Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Paranaguá (filiado à UGT) realizou uma manifestação dia 08/03 com o apoio da Regional Litoral da UGT-PARANÁ. O protesto teve como objetivo pressionar o prefeito de Paranaguá (PR) Mario Roque para que ele faça o pagamento imediato de um terço de férias, devido aos servidores. O pagamento já deveria ter sido feito no mês de dezembro de 2012. Mesmo estando aprovado no orçamento de 2012 , o prefeito se nega a pagar o valor integralmente .

A presidente do SISMMAP, professora Suzana da Veiga Wilkzec disse que o pagamento não deve ser parcelado, sendo que estava previsto no orçamento do município. Segundo o prefeito, não há dinheiro em caixa e somente  poderá ser pago  em 3 parcelas.A presidente do SISMMAP e todos professores lamentam essa atitude.O prefeito não acatou a decisão da assembleia que quer o pagamento de 1/3 integral.Outra bandeira de luta dos professores também é  a imediata implantação do piso nacional de salário do magistério, hoje estimado em R$ 1.574.00

O protesto realizado em frente à prefeitura de Paranaguá contou com mais de  700 professores que durante cerca de duas horas bloquearam o trânsito e depois fizeram uma caminhada pelo centro da cidade. As professoras comemoraram também o Dia Internacional da Mulher, e leram um manifesto repudiando toda e qualquer forma de preconceito , agressão e exploração contras as mulheres.

No final do ato foi formada uma comissão com os professores e membros da direção do sindicato para levar ao prefeito suas reivindicações. No entanto o prefeito  Mario Roque  não recebeu a comissão.

Fonte: UGT Paraná