Professores de creches filantrópicas ameaçam fazer greve


O descontentamento dos professores dos Centros de Educação Infantil filantrópicas de Londrina será tema de uma reunião entre o Sindicato dos Professores das Escolas Particulares de Londrina (Sinpro) e a Secretaria Municipal de Educação, nesta quarta-feira (20). Dependendo do resultado desse encontro, 6 mil crianças podem ficar sem atendimento a partir da próxima segunda-feira (25).
Os professores pedem reajuste nos salários para continuar trabalhando. “Os professores dos CEIs municipais ganham R$ 1,6 mil, enquanto os das filantrópicas ganham R$ 647”, afirma o vice-presidente do Sinpro, André Cunha.
Segundo ele, o prefeito Alexandre Kireeff teria concordado com a possibilidade de reajustar os salários com o mesmo índice, de 33%, que foi reajustado o repasse do convênio com as creches filantrópicas. “Mas o que conseguimos foi apenas 15%. Os professores estão indignados porque já tinham o aumento de 33% como certo”, conta Cunha.
Se essa reivindicação não for atendida na reunião, uma assembleia será realizada com os professores no sábado (23) para decidir pela paralisação. Segundo Cunha, é muito provável que a partir de segunda-feira, as 56 CEIs filantrópicas do município entrem em greve, deixando cerca de 6 mil crianças sem atendimento.
A reportagem do JL tentou falar com a secretária de Educação, Janet Thomas, durante toda a tarde desta terça-feira, mas não foi atendida.
Fonte: Jornal de Londrina