Paralisação de creches filantrópicas de Londrina pode deixar 5 mil crianças sem aula


Os professores das creches filantrópicas de Londrina podem parar suas atividades na próxima segunda-feira (25) e deixar 5 mil crianças desatendidas. O Sindicato dos Professores das Escolas Particulares de Londrina (Sinpro) vai pedir intermediação do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) nas negociações com o sindicato patronal.

Os professores, representantes do Sinpro, das mantenedoras das creches e a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, estiveram reunidos nesta quarta-feira (20) para acabar com o impasse relacionado à destinação dos valores repassados às escolas.
A categoria pretende se reunir com Kireff antes da assembleia de sábado (23) que pode decidir o indicativo de greve. Isso porque a prefeitura anunciou, recentemente, o aumento em 33% do repasse para creches filantrópicas. Porém, o sindicato que representa as mantenedoras aprovou, em assembleia realizada na terça-feira (19) o percentual de 12% destinado aos vencimentos dos professores.
"É uma incoerência muito grande. A própria secretária viu isso, disse que iria conversar com o prefeito", comentou o presidente do Sinpro em Londrina, Eduardo Toshio Nagao. Ele relembrou a gestão passada, quando o teto do repasse subiu para 12%, à época os valores destinados aos salários dos docentes representavam 10%.
"Este ano a prefeitura sinaliza com 33%, o prefeito faz a parte dele e garantiu um bom repasse, mas as mantenedoras não querem garantir aumento para os professores. estão ficando com os demais valores", comentou.
Fonte: londrina.odiario.com