UGT leva apoio à trabalhadores americanos


Uma manifestação em frente a fábrica da Nissan, em Canton, no Mississippi, Estados Unidos, reuniu, na manhã desta quarta-feira (20) dezenas de sindicalistas brasileiros que estão nos EUA para prestar solidariedade aos trabalhadores da Nissan, que trabalham sob ameaças da montadora. A manifestação foi organizada pela UAW (United Auto Worker), o maior sindicato de trabalhadores do setor automotivo dos EUA.

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), esteve presente ao ato juntamente com o deputado Roberto de Lucena (PV-SP), vice-presidente da UGT, o secretário de Finanças, Moacyr Malvino  Pereira, o secretário de Imprensa, Marcos Afonso, o secretário de Formação Sindical, Arnaldo de Souza Benedetti,  o secretário de Marketing, Marcos Gimenez e Sidney Corral. Eles estavam  acompanhado de dezenas de sindicalistas brasileiros, que também estão nos EUA participando das manifestações em apoio aos trabalhadores americanos.

Para o presidente Ricardo Patah, no mundo globalizado os trabalhadores têm que se unir e denunciar as praticas antissindicais das empresas. Na Nissan, segundo Patah, os trabalhadores vivem sob ameaça de demissão trabalham em jornadas de 60 e até 70 horas por semana, não têm reajuste salarial e os empregados diretos recebem US$ 22 por hora enquanto os terceirizados apenas US$ 10. Patah diz que testemunhou relatos assustador, principalmente quanto a proibição dos sindicatos representarem os trabalhadores.”Quem se filia a um sindicato é demitido pela empresa”, diz.

Fonte: UGT