Pronunciamento do deputado federal Roberto de Lucena sobre a Nissan


O vice presidente da União Geral dos Trabalhadores - UGT, e deputado federal Roberto de Lucena, PV-SP, em visita, acompanhado por uma comitiva de sindicalistas brasileiros,  a fábrica da Nissan no Mississippi, EUA, constatou as péssimas condições de trabalhos dos operários  americanos e, indignado com o que viu, fez o seguinte discurso no congresso:

Pronunciamento do Exmo. Sr. Deputado Federal Roberto de Lucena em 27.03.2013


Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados.

O Mississipi é um dos Estados mais pobres dos Estados Unidos. É o PIB mais baixo daquele grande país. É emblemático na perspectiva da luta pelos direitos civis dos negros e outras lutas sociais. Lá está um povo impressionante.

Estive no Mississipi semana passada, em missão oficial da Câmara dos Deputados. Minha missão levou-me à Câmara dos Vereadores de Jackson, levou-me ao Capitólio Estadual e a um encontro, do qual participou uma Comitiva de dirigentes sindicais liderada pelo Presidente da União Geral dos Trabalhadores, UGT, Sr. Ricardo Patah, com dirigentes sindicais da UAW, uma das maiores organizações sindicais dos Estados Unidos, lideradas pelo seu Presidente Mr. Bob King, e trabalhadores da Planta da Nissan em Canton.

Lá, Sr, Presidente, nos deparamos com uma luta renhida, desigual, dos trabalhadores da Nissan. São cerca de 4.500 trabalhadores. Desses, 40% são trabalhadores temporários.

Aqui no Brasil, o trabalhador é protegido por uma legislação trabalhista que precisa ser melhorada, aprofundada, mas que é uma legislação avançada, e os temporários ficam nessa condição por no máximo 90 dias, sendo que a partir disso são efetivados ou desligados.

Na Nissan do Mississipi, trabalhadores permanecem temporários por 6,7 anos, recebendo metade do salário dos efetivos e não sendo contemplados por diversos benefícios, inclusive em condição de uma carga horário de trabalho fixa e justa.

Esses trabalhadores têm buscado se organizar em sindicato, para assim abrirem a discussão acerca de seus direitos e das condições de trabalho com a direção da empresa.

Só que a direção local da Nissan tem empreendido todos os esforços para impedir os trabalhadores de exercerem esse direito mínimo de se organizarem, por motivos óbvios.

Têm esses trabalhadores sido pressionados, têm tidos os seus empregos ameaçados e inclusive ameaçados de que em conseguir o intento de organizarem-se em Sindicato a Nissan encerrará as suas atividades nos local e fechará a planta.

Esses postos de trabalho são, apesar de tudo, os que melhor pagam no estado.

Senhor Presidente, o direito ao trabalho digno, do emprego, deveria ser um direito inalienável, garantido constitucionalmente.
 
Esse verdadeiro terrorismo contra os trabalhadores da Nissan é algo absolutamente horroroso. E o que temos a ver, Senhoras deputadas, Senhores Deputados, com esse problema dos trabalhadores da Nissan em Mississipi, nos Estados Unidos?

Afinal são tantos os nossos problemas, os problemas, inclusive, dos trabalhadores brasileiros! Em primeiro lugar, nesse mundo globalizado, a luta pelos direitos civis, pelos direitos humanos e pelos direitos dos trabalhadores, não é mais uma questão local, pontual. É uma luta de todos, em toda a parte.

Precisamos dar as mãos por cima dos muros, todos, e lutarmos globalmente, juntos, para por fim a injustiça e a desigualdade.

Mas, temos mais um ponto em comum: O Presidente mundial da Nissan é um brasileiro – Carlos Ghosn.

A Nissan é uma grande companhia. É uma marca importante e tem um produto de extraordinária qualidade.

Essa marca está associada a fatores muito positivos.

A Nissan, poderosa companhia japonesa, fará jus ao seu tamanho e importância, respeitando os direitos dos trabalhadores de Mississipi.

A União Geral dos Trabalhadores está engajada nessa luta. Estamos engajados na Campanha Mundial liderado pelo UAW e pelos trabalhadores da Nissan.

Apelo à sensibilidade dos nobres pares para que essa Casa apoie os trabalhadores da Nissan. Eles amam o seu emprego e amam a Nissan. São pró-sindicato e são pró-Nissan. E querem apenas se organizar e serem respeitados por essa grande companhia.

Aproveito a oportunidade para desejar às senhoras e senhores parlamentares, servidores, secretários parlamentares, às trabalhadoras e trabalhadores de São Paulo, do Brasil e da Nissan, no Mississipi, uma Feliz Páscoa, com paz e saúde.

Que Deus abençoe o Brasil!

Fonte; UGT