UGT convoca militância para ato pelo Dia Mundial da Saúde


A União Geral dos Trabalhadores (UGT), por meio da sua secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho, juntamente diversos sindicatos filiados, está organizando para o próximo dia 10 de abril, no centro de São Paulo, um grande ato alusivo ao Dia Mundial da Saúde.

Com concentração na Praça Patriarca, a manifestação seguira pelas ruas da capital até a Câmara Municipal de São Paulo, onde acontecerá, no salão nobre da casa, uma audiência com a Comissão da Saúde.

A data, oficialmente comemorada em 07 de abril, é um dia de luta e reflexão em relação à construção de políticas públicas voltadas para saúde, buscando alternativas que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Cleonice Caetano Souza, secretaria Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho da UGT, é indiscutível o papel que o SUS desempenha para a população, mas é preciso avançar e construir eficazes políticas públicas voltadas para a saúde. “Sabemos da importância deste sistema de acesso à saúde, principalmente a uma camada mais pobre da população brasileira, e dos trabalhadores e trabalhadores, pois tem na sua origem a equidade, algo que não temos visto ultimamente em nossa sociedade, dado ao sistema neoliberal, que infelizmente norteiam nossa civilização”.

Carta à Sociedade Civil Organizada

Tal documento foi elaborado com a participação de dezenas de entidades integrantes da Plenária Municipal de Saúde – entidades representantes movimentos populares e sociais, trabalhadores da saúde, fóruns de patologias, de pessoas com deficiência, entidades religiosas, conselhos de saúde, e outros tantos grupos e organizações que acreditam no SUS como a maior política pública do mundo e trabalham em sua defesa.

Esta carta, em um primeiro momento, colherá assinaturas de forma virtual. No dia do Ato do Dia Mundial da Saúde – 10 de Abril, a carta será encaminhada, lida e entregue à Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Paulo e ao Executivo Municipal com os nomes de todas as entidades/coletivos que a assinam.


Serviço:

Ato – Caminhada alusiva ao Dia Mundial da Saúde
Concentração – Praça Patriarca a partir das 9h
Itinerário – Rua Libero Badaró – Largo São Francisco – Viaduto Brigadeiro Faria Lima – Rua Maria Paula

Fonte: UGT