Kireeff pede criação de mais de 400 vagas para a Saúde


A falta de médicos, enfermeiros e outros profissionais na rede municipal de Saúde em Londrina levou o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) a pedir a criação de mais de 400 novas vagas para a área. O projeto de lei, prevendo a contratação dos profissionais por meio de concurso público, deve ser enviado à Câmara dos Vereadores ainda nesta semana.
O objetivo da administração é dar início ao processo de contratação por meio de concurso público ainda neste mês. O projeto está tramitando pela Secretaria Municipal de Planejamento, onde serão definidos os recursos necessários para o pagamento dos salários dos novos servidores.
Na opinião da líder do prefeito no Legislativo, Elza Corrêa (PMDB), os problemas no setor podem não ser resolvidos com as novas contratações. “Certamente não dá para arrumar 100% toda a falta de médicos, mas é uma medida que imprime seriedade em relação aos servidores municipais”, apontou a vereadora.
Na avaliação de Elza, a Saúde é o setor mais prejudicado da administração municipal, mas outras áreas deverão ser beneficiadas com contratações futuras. A Saúde foi classificada pela vereadora como “o ponto nevrálgico da administração municipal”, dada a grande presença de servidores terceirizados e comissionados. “A pasta deve ser a principal prioridade do prefeito em um primeiro momento, mas certamente outras áreas também devem receber autorização para novas contratações”, disse.
O Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina (Ippul) deve ser um dos órgãos a enviar pedido para novas vagas, segundo a vereadora. “Discussões importantes estão a cargo do Ippul, que funciona hoje abaixo da linha mínima de servidores. Não há técnicos para analisar todos os pedidos.”
A Secretaria Municipal de Educação estaria com mais de 200 servidores, entre técnicos e professores, fora de suas funções originais. “Isso aconteceu com a Fundação de Esportes, que tinha 12 professores e 60 estagiários. Esse pessoal precisa voltar à pasta de origem e as vagas em aberto precisam ser cobertas por meio de concurso público”, indicou.
Fonte: Jornal de Londrina