Servidores do meio ambiente iniciam greve no Paraná


Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Paraná iniciaram nesta segunda-feira (8) paralisação das atividades por tempo indeterminado em protesto contra a falta de pagamentos de gratificações, além de pedirem reajuste salarial. A greve atinge os funcionários de carreira da Sema e apenas os comissionados permaneceriam em atividade. 
O governo do Estado fez o anúncio na sexta-feira (5) de que faria o pagamento, ainda este mês, do aumento salarial dos servidores, mas o Segundo o Sindicato Estadual dos Servidores da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e Afins (Sindiseab) informou que quer a oficialização do pagamento. 
O sindicato reclama que desde dezembro de 2012 deu um "voto de confiança" ao governo para que o Executivo estadual realizasse o reajuste salarial e da gratificação pelo exercício de encargos especiais, retroativa a dezembro de 2012. Porém, os sindicalistas reclamam que o governo não fez os pagamentos, o que teria motivado a assembleia, no último dia 2 de abril, que deflagrou a greve. 
Segundo os sindicalistas, a categoria tenta negociar com o secretário de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, e com deputados para que a situação se resolva. Os serviços da Sema, segundo o sindicato, estão parados em quase todo o estado, exceto em Ponta Grossa e Londrina. Apenas trabalhos internos e atendimento a acidentes ambientais são mantidas. 
Porém, segundo a Sema, apenas pequenos grupos de trabalhadores em Curitiba e outras três cidades cruzaram os braços e os serviços são mantidos normalmente na Secretaria. São, ao todo, 800 funcionários de carreira da Sema em todo o Paraná. 
Fonte: Redação Bonde (com informações do repórter Rubens Chueire Jr, da Folha de Londrina).