Para analistas, início de administração é positiva


Em pouco mais de três meses de governo, o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), conseguiu estabilidade política, uma boa relação com a Câmara, o estrito cumprimento da legalidade, o início da implantação da proposta de campanha de gestão técnica e demonstrar um trabalho coeso com uma equipe de secretários, indicados sem interferência político-partidária. O balanço, portanto, deste início de mandato é positivo, avaliam os professores de filosofia política da Universidade Estadual Estadual de Londrina (UEL) Clodomiro Bannwart e Elve Miguel Cenci. 

Bannwart destacou que na área econômica Kireeff dá mostras de que tem feito gastos com seriedade e politicamente mantém uma boa relação com a Câmara, sem trocar apoio por cargos. ‘‘Ele está demonstrando competência técnica, que não se confunde com a competência política, que, por enquanto, também é satisfatória: mantém uma boa relação com a imprensa e com a opinião pública.Â’Â’ ??A estabilidade também se reflete na equipe de secretários, disse o professor. ‘‘A equipe é coesa, de pessoas comprometidas e revela que o prefeito não é personalista e não centraliza tudo em si, mas trabalha em equipe.Â’Â’ Bannwart destacou a guinada do governo para resolver gargalos em áreas cruciais, como a Saúde, que deverá ter concurso público para servidores em breve. 

Cenci também atribuiu o balanço positivo principalmente ao clima de estabilidade política, tanto na relação com os vereadores como na composição da própria equipe de governo, ou seja, nenhum dos secretários tem currículo desabonador que pudesse causar desgaste ao prefeito. ‘‘Foge das escolhas para acomodar aliados e partidosÂ’Â’, resumiu. 

O professor destacou positivamente o peso dos apontamentos da Procuradoria Jurídica, chefiada pelo doutor em Direito e professor da UEL Zulmar Fachin, nas decisões políticas de Kireeff. ‘‘O prefeito escolheu um excelente procurador e tem acatado os pareceres, tem se guiado pela legalidade, mesmo enfrentando algum desgasteÂ’Â’, analisou Cenci. Exemplo disso é a retirada dos guardas municipais das ruas e realocação deles na guarda do próprio patrimônio municipal: a PGM apontou ilegalidade na contratação de mão de obra terceirizada em vigilância patrimonial se existe Guarda no município. 

Porém, os analistas lembram que a ‘‘lua de melÂ’Â’ entre governo, opinião pública e até opositores acaba quando a administração não ‘‘diz a que veioÂ’Â’ com o passar dos meses. ‘‘Este é um período de trégua normal, até para a oposição. Agora o prefeito terá que mostrar a que veioÂ’Â’, afirmou Cenci. ??Kireeff descartou grandes obras e afirma que seu projeto a longo prazo é recuperar o quadro de servidores com contratações, reestruturar processos administrativos, equilibrar as contas e melhorar os serviços públicos. ‘‘Mostrar eficiência sem pirotecnia não é pouca coisa. Melhorar os serviços públicos, que hoje estão tão precários, é realmente algo importante a ser feito.Â’Â’ 

Um ponto negativo, para Cenci, é a falta de mudanças significativas na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que acumula dezenas de atribuições e mesma quantidade de problemas. ‘‘Em praticamente toda a administração Kireeff imprimiu sua marca, com uma equipe nova, e isso não ocorreu na CMTU, que sempre foi uma fonte de problemas’’, comentou, lembrando que dois dos atuais diretores ocupavam os mesmos cargos na gestão passada. ‘‘Também não vi nenhum projeto de destaque ou melhorias nos serviços prestados pela companhia.’’

Fonte: www.folhadelondrina.com.br