Professores da rede estadual em Londrina suspendem aulas no dia 24


Os professores da rede estadual de ensino de Londrina realizam nesta quarta-feira (24) uma mobilização para cobrar, principalmente, a reformulação do atendimento à saúde dos educadores. Eles vão suspender as atividades dos alunos em busca de melhores condições trabalhistas.

De acordo com o presidente da APP-Sincato em Londrina, Antônio Marcos Gonçalves, o protesto é realizado em conjunto com a Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE).
O encontro dos profissionais ocorre por volta das 9h no Calçadão de Londrina, em frente ao Banco do Brasil. A previsão é que pelo menos mil pessoas participem da movimentação, que também cobra a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no setor, a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE).
"O plano que tínhamos venceu em 2010. A partir disso estamos sem um plano que define as metas da educação. Queremos que isso seja aprovado o mais rápido o possível no Senado e no Congresso", comentou. Gonçalves ainda lembrou que a categoria reivindica ainda a defesa do piso nacional atravbés dos índices do custo por aluno.
A mobilização também vai alertar o Estado sobre os compromissos assumidos recentemente, como a reconhecimento da graduação e da pós graduação, alteração no Plano de Carreira do Quadro de Funcionários da Educação Básica e a garantia de 1/3 de hora-atividade.
Fonte: londrina.odiario.com