Professores estaduais fazem paralisação nesta quarta-feira


Professores e servidores da rede estadual de ensino do Paraná fazem um dia de paralisação nesta quarta-feira (24), a partir das 9 horas. O protesto faz parte do programa de mobilizações previstas na semana nacional de defesa à educação promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O Sindicato da Associação dos Professores do Paraná (APP-Sindicato) espera a adesão dos mais de 88 mil docentes do estado, que atendem 1,3 milhão de alunos.
No Paraná, a principal reivindicação dos professores é a criação de um novo modelo de atendimento à saúde dos servidores. Na manifestação de quarta-feira, eles prometeram realizar o “enterro” do Sistema de Assistência à Saúde (SAS), órgão administrativo responsável pela cobertura médica-assistencial dos funcionários do estado. Os professores reclamam da falta de médicos, hospitais e demora nos atendimentos.
Os docentes também querem que seja aplicado aos outros níveis da categoria o reajuste dado no início do ano ao piso salarial nacional e a aprovação de uma lei complementar, já em tramitação na Assembleia Legislativa, que determina que 33% da jornada de trabalho dos professores seja exercida extraclasse, para capacitação e preparo das aulas.
Em Londrina, a mobilização será realizada no Calçadão, em frente à agência do Banco do Brasil, a partir das 9 horas. O ato será encerrado com uma caminhada até o SAS.
Fonte: Jornal de Londrina