UGT participa de ato em memória às vítimas de acidente de trabalho


Por conta da celebração ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que acontece no próximo domingo (28), a União Geral dos Trabalhadores (UGT) juntamente com CGTB, CTB, Nova Central, CUT e Força Sindical realizaram, na manhã desta sexta-feira (26), com concentração na Praça Ramos de Azevedo, uma caminhada pelas ruas do centro de São Paulo para exigir a ampliação das fiscalizações para melhorar as condições laborais.

Entre as entidades ugetistas presentes estiveram os sindicatos dos Padeiros, Comerciários de São Paulo, Siemaco e Fenascon (respectivamente, sindicato e federação de asseio, conservação e limpeza urbana), e Sintratel (telemarketing).

A ação novamente mostrou a força da unidade das centrais sindicais em prol do avanço dos direitos da classe trabalhadora.

Segundo Antonio Evanildo Rabelo Cabral, Diretor de Educação, Formação Profissional e Esportes do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, a classe trabalhadora está cada vez mais unida e cabe as centrais e sindicatos contribuírem para melhorar a fiscalização trabalhista, avançando na luta contra a ganância dos empregadores que, em detrimento do lucro, sacrificam a saúde e a integridade física de milhares de trabalhadores e trabalhadoras. “Este não é um ato para festejar e sim para refletir sobre a saúde e segurança do trabalho”.

Em visita a São Paulo, Agenor Lopes da Silva, presidente da UGT-CE, compareceu ao ato e ressaltou que no Brasil os profissionais de telemarketing sofrem muito com doenças ocupacionais, assim como outras categorias como a dos comerciários, mas que somente com unidade das entidades sindicais e dos movimentos sociais é possível avançar na luta para evitar essas situações.

A diretora do Sintratel, Valmira Luzia da Silva salientou que infelizmente os números de acidente ou doenças ocupacionais ainda são muito altos e que poucos são divulgados nos veículos de comunicação, somente quando lhe são convenientes, como aconteceu no caso da Arena Palestra Palmeiras, Estádio da Sociedade Esportiva Palmeiras. “Esperamos que este ato unitários das centrais chegue a Secretaria Regional do Trabalho para que sejam ampliadas as fiscalizações para que as empresas respeitem as Normas Regulamentadoras (NRs) que regem a saúde e segurança no trabalho”.

Duas ações por um objetivo comum

A caminhada que inicialmente terminaria na Praça da Sé mudou seu percurso e a militância presente caminhou rumo à sede da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) onde, pela reivindicação de melhoria nas condições trabalhistas, o Sindicato da Construção Civil (Sintracon-SP)promoveu uma manifestação que recebeu apoio incondicional da militância ugetista e das entidades participantes do ato.

Por Fábio Ramalho - UGT