MPT participa de homenagens Ă s vĂ­timas de acidentes do trabalho


No dia 28 de abril, Ă© celebrado no paĂ­s o Dia Nacional em MemĂłria das VĂ­timas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Para lembrar essa data, o MinistĂ©rio do Trabalho e Emprego (MTE) realizou nesta sexta-feira (26), em BrasĂ­lia,  a CerimĂŽnia da Vela, que homenageou  Ă s vĂ­timas.  O procurador do Trabalho Ronaldo de JosĂ© Lira, que  representou o MinistĂ©rio PĂșblico do Trabalho (MPT), destacou que a redução desses acidentes tem sido uma prioridade para o MPT. "Registramos nossas homenagens as vĂ­timas. Nossa meta Ă© buscar a redução dos acidentes em todo o paĂ­s”. 

Durante o evento,  foram acendidas velas  e projetados num telĂŁo os nomes dos 2.739 trabalhadores vĂ­timas fatais de acidentes de trabalho em 2012. Dados da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do MTE, mostram que no ano passado foram realizadas 154.361 açÔes fiscais de Segurança e SaĂșde no Trabalho. Este ano, de janeiro a março, jĂĄ foram realizadas 29.607 fiscalizaçÔes, com o intuito de reduzir o nĂșmero de acidentes.

A data da celebração  mundial Ă© tambĂ©m no dia 28 de abril e  foi instituĂ­da pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003,  para homenagear  os  78 mineiros que  morreram  apĂłs uma explosĂŁo numa mina nos Estados Unidos em 1969.  No Brasil, a   data  foi oficializada pela Lei nÂș 11.121/05.

Fonte: Portal do MinistĂ©rio PĂșblico do Trabalho