Exposição excessiva a ruídos pode causar perda auditiva


Nesta quarta-feira (1), no quadro Saúde, do Bom Dia Mirante, foram destacados os dados do IBGE que afirmam que 9 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva.

Muitas vezes, o problema começa com o uso de fones de ouvidos ou com a exposição excessiva ao barulho de lojas, bares e casas noturnas.

Segundo a fonoaudióloga Patrícia Caldas, um dos sintomas da perda auditiva é o aumento da intensidade da voz, mas somente esse fator não é suficiente para dar o diagnóstico. 

"Trabalhar exposto a ruídos pode provocar perdas auditivas e exames periódicos podem indicar o problema. Outros sintomas seriam zumbidos e dificuldade para entender as pessoas", afirma.

Os zumbidos estão relacionados à intensidade do ruído e ao tempo de exposição. Segundo o otorrinolaringologista Lupércio Brito, eles podem ser temporários, mas, se houver uma exposição continuada, eles podem tornar-se crônicos.

A prevenção pode ser feita através de uso de Equipamentos de Proteção Individual, além da realização de exames periódicos, para quem precisa trabalhar exposto aos ruídos.

Fonte: G1 MA