Coletores de lixo entram em greve nesta terça-feira


Os londrinenses devem ficar com o lixo mais tempo na porta das casas a partir desta terça-feira (14). Os 130 coletores de lixo aprovaram o indicativo de greve na última quinta (9) e, até esta segunda (13), eles não receberam proposta de negociação salarial, por isso, confirmaram que vão paralisar o serviço.

Até as 18 horas desta segunda(13), a MM Consultoria, Construções e Serviços – empresa que detém o contrato do serviço de coleta de lixo em Londrina – não havia apresentado disposição em negociar com o Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação (Siemaco).

De acordo com a presidente do sindicato, Izabel Aparecida de Souza, a categoria pede 20% de reajuste nos salários, 30% nos tickets. Além disso, o sindicato quer discutir algumas cláusulas do contrato que tratam das condições de trabalho dos coletores.

Depois de duas reuniões com a empresa, a proposta foi de reajustar os vencimentos em 6,57%. “É muito aquém do que esperamos. Não dá nem para negociar um reajuste desses. No ano passado, tivemos 15%”, conta Izabel. Atualmente, o salário de um coletor é de R$ 865. De acordo com a presidente, os funcionários vão se reunir nas portas da empresa às 6 horas.

De acordo com o representante da MM, Raimundo Paiva, a proximidade do vencimento do contrato da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) com a MM impede que a empresa ofereça reajuste maior. O contrato, que é emergencial, se encerra no fim do mês de junho. O presidente da CMTU, Carlos Alberto Geirinhas, já afirmou que um novo processo licitatório deve ser realizado para a coleta do lixo.

"No ano passado, nós pudemos fazer a reposição salarial e foi um índice acima da realidade das outras categorias. Este ano, com o fim do contrato se aproximando, não vai ser possível", argumentou Paiva. "Temos que raciocinar que teremos que pagar rescisão, décimo terceiro e será um valor muito alto que a empresa vai arcar."

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), através da assessoria de imprensa, informou que só vai se pronunciar a partir da deflagração da greve.

Fonte: www.jornaldelondrina.com.br