Professores fazem vigília em Londrina contra parcelamento de reajuste


Os professores da rede estadual farão uma vigília em Londrina, nesta segunda-feira (20), para tentar impedir que o governo parcele o pagamento do reajuste anual, estipulado em 7,11%. Servidores de todo o Paraná também farão um protesto no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, durante a madrugada para pressionar Beto Richa (PSDB).

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP) em Londrina, Antônio Marços Gonçalves, explicou que uma lei estadual garante a reposição inflacionária anual na data-base de 1º de maio. O governo, porém, recuou e pediu o pagamento do aumento com parcelas no mês de maio e e julho.

No caso dos professores há um atraso ainda maior em relação à implementação do piso naiconal, que prevê correção no mês de janeiro. "Por conta do governo não ter proposta, ele sugeriu corrigir o piso na data-base que é maio, junto com todos os servidores. Agora, ele está divindo em duas vezes", comentou.

Em Londrina, uma manifestação será realizada a partir das 19h em frente ao Sistema de Assistência à Saúde (SAS). Além disso, uma caravana do município será enviada a Curitiba para ajudar na vigília no Palácio do Iguaçu.

Os servidores estaduais pretendem lotar a Assembleia Legislativa nesta terça-feira (21), pois o projeto de lei que prevê o parcelamento deve ser discutido.

Fonte: www.ig.com.br