Richa cede e reajuste dos servidores do estado será pago em parcela única


O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), encaminhou nesta segunda-feira (27) uma mensagem para a Assembleia Legislativa na qual concede o reajuste de 6,49% aos servidores estaduais em cota única. A mensagem substitui a proposta inicial, que previa que o reajuste seria pago em duas parcelas. O texto deve ser votado na terça-feira (28) pelos parlamentares.
O parcelamento chegou a ser aprovado em primeira discussão, porém, diante da insatisfação do funcionalismo e de alguns protestos, o projeto de lei foi retirado de pauta, adiando a segunda votação até que o governador voltasse da viagem oficial que fez para Croácia, Rússia e França. Houve, inclusive, pedidos da base aliada para que o reajuste foi pago integralmente.
Segundo o governo estadual, como a folha de pagamento do mês de maio já foi fechada, assim que a mensagem for aprovada pelo deputados, será emita uma folha suplementar para quitar a diferença.
O líder do governo na Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), afirmou ao G1 que apresentou um requerimento para transformar, na terça-feira, o Plenário da Casa em Comissão Geral. Desta forma, a mensagem será votada mais rapidamente, já que se elimina a apreciação das comissões específicas.
“Houve um apelo dos funcionários e da própria base aliada e o governador teve a grandeza de compreender. Mesmo com as dificuldades, reavaliou e fez o pagamento em uma única parcela”, afirmou Traiano.
O percentual proposto, teve como base o Ãndice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses, e não agradou os servidores estaduais. O funcionalismo reivindicava 13,5% de reajuste em cota única.
Fonte: g1.globo.com/pr