Servidores do Iapar param atividades nesta terça-feira em Londrina


Os funcionários do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) realizarão nesta terça-feira (11) uma paralisação das atividades. A mobibilizaçãobusca melhores salários e a retomada de negociação com o Estado. Durante o protesto, a categoria vai definir se entrará em greve nos próximos dias.

Os trabalhadores querem R$ 800,00 de Abono Emergencial a todos os servidores e readequação salarial. Os salários estariam iniciais estariam defasados, chegando, em alguns casos, a 100% de diferença daqueles que hoje são pagos pelo mercado, apontou o Sindicato dos Servidores Públicos Estadual na Area de Pesquisas Agrícolas e Agropecuarias do Estado do Paraná (Sindpar).
Há mais de dez anos sem negociação com o Estado - a última coletiva ocorreu em 2005 -, os funcionários têm vencimentos que chegam a ser menores que o Piso Mínimo Regional. A entidade revelou que a diretoria do Iapar nega crise e de falta de mão de obra, prejudicando as intenções de firmar um acordo com o governo.
A diretoria, segundo o Sindpar, não teria ainda concedido progressões e promoções garantidas no Plano de Carreiras (Lei 15.179/2006). Os servidores devem realizar um ato público na portaria do Iapar em Londrina para buscar a retomada de negociações. Na terça, os trabalhadores decidem pela possível greve.
Sanepar
Os engenheiros da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) estão em greve desde a última sexta-feira (7). Em Londrina, a concentração da categoria foi realizada nesta terça-feira (10) na Rua Demóstenes, na região central.
Ao todo, pouco mais de dez profissionais participam da mobilização. "Infelizmente ainda não foram todos que aderiram", comentou o engenheiro Thiago Pimentel. A categoria busca o reenquadramento salarial, que quer separar carreira de salário. Ainda não há prazo para o fim da paralisação
Fonte: londrina.odiario.com