Olho no Estresse: os cuidados que todo profissional deve ter


Considerado o mal do século XXI, o estresse atinge três em cada dez brasileiros. E quem paga o preço de tanta ansiedade é a sua saúde.
Considerado o mal do século XXI, o estresse se instalou nas empresas e parece não ter pressa para ir embora. Nem mesmo as benesses de um país tropical deixam esse indesejado infortúnio longe. Um levantamento da International Stress Management Association (Associação Internacional do Controle do Estresse) mostra que o Brasil é o segundo país com maior nível de estresse no mundo inteiro.
Pelo menos três em cada dez brasileiros sofrem de esgotamento mental intenso causado por pressões no ambiente de trabalho. Além da ansiedade em si, o estresse pode causar problemas físicos mais visíveis. Dores nas costas e pescoço, hipertensão, excesso de peso, insônia, rinite, alergias podem ter o gatilho apertado pelo excesso de pressão no trabalho.
Não é para menos. Com o mundo cada vez mais conectado, está cada dia mais difícil encontrar um momento de ócio criativo. Saiu da empresa e pintou um problema? Use o smartphone, passe um e-mail, faça uma ligação.
“A tecnologia tem nos cobrado um preço bem alto. Há alguns anos, após sair da empresa, o funcionário se desligava do serviço. Era difícil ser encontrado”, avalia o médico do trabalho e presidente da Associação Médica do Espírito Santo, Carlos Magno Pretti Dalapicola, que há 25 anos atende na especialidade e garante: é absolutamente necessário e saudável se desligar um pouco do trabalho.
“As empresas já têm consciência disso, já que investir em um profissional que será afastado por problemas de saúde é um ônus a mais, afinal, o grupo terá que contratar um outro trabalhador, muitas vezes sem a experiência do que adoeceu”.
No Espírito Santo, é entre os bancários que mora a maior parte das vítimas do estresse, na opinião do médico do trabalho da clínica Maxi Previ, José Norões Correia Junior, que atende muitos funcionários dessas instituições. Além da pressão para atingir as metas, esses trabalhadores atuam com prazos apertados e sobrecarga de compromissos, avalia o profissional, que já tem 20 anos de prática nessa área.
“Eles nem sempre atuam como gostariam. Muitas vezes são pressionados a vender produtos que não acreditam, que sabem não ser o ideal para os clientes, a fim de cumprir metas dos bancos. Também vejo um número considerável de funcionários que adoecem por conta da pressão em setores de vigilância e pessoas que lidam com altos valores”.
O corpo dá sinais
Em seus 20 anos de experiência, o médico conta que já ouviu histórias até inacreditáveis, como caixas de
supermercado que não podem levantar para ir ao banheiro e trabalhadores de call center que adoecem com o estresse.
“Um caso emblemático é o de um gerente que após três anos de trabalho tirou férias e, depois, pediu 30 dias de afastamento. Ele decidiu não voltar. Que bom que ele viu que a situação era inviável antes de adoecer”.
José Norões Correia Junior conta também o caso de uma trabalhadora que adoeceu após voltar ao trabalho por meio de uma ação judicial. O ambiente ficou pesado, colegas e chefia dificultaram a volta. “Ela estava na empresa mas não tinha acesso à rede, às senhas, não podia atender clientes. Ficava à mercê do tempo. Tentava ajudar os colegas, que não recebiam bem a ajuda”.
Os sintomas de que algo não vai bem são bem individuais, disseram os médicos. Problemas de pele, queda de cabelo, gastrite, queimação ou qualquer desconforto alimentar, insônia, taquicardia, problemas cardíacos. Quando o indivíduo não aceita a primeira mensagem de que algo não vai bem, o organismo providencia situações para que o alarme seja ligado.
“Cada um tem seu órgão de choque, cérebro, coração, pele. Por isso, é preciso observar seu corpo e seus limites. Lido com centenas de pessoas, algumas em ocupações iguais têm formas diferentes de lidar com as mesmas situações. Alguns são tranquilos, outros não. Por isso é preciso ficar atento aos sinais”.
Não tem jeito, todos nós temos que trabalhar. Mesmo os muito ricos (esses, talvez tenham até mais estresse, já que lidam com grandes quantias e responsabilidades). A ideia é mesmo tentar cuidar do corpo e da mente para dar conta do recado.
Saiam pra lá, ansiedade e pressão
Mantenha uma alimentação saudável, balanceada, rica em verduras, legumes, frutas, fibras e carnes brancas e ingestão de carboidratos em quantidade moderada. Esse hábito auxilia na conservação do peso normal, facilitando um bom sono e evitando doenças como diabetes, infarto e hipertensão arterial.
Exercícios
Faça atividade física e não se esqueça dos alongamentos. O objetivo não é tornar-se um atleta, mas manter uma atividade física aeróbica regular contribui para o controle do peso, para o fortalecimento da musculatura, para a redução da gordura corporal e previne doenças cardiovasculares e o diabetes, além de aumentar a disposição física e colaborar para o controle do estresse emocional.
Cigarro
Não fume. Não ter esse hábito melhora a qualidade de vida, pois previne diversos tipos de câncer, de doença cardiovascular e até mesmo de disfunção erétil.
Bebidas
Modere o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool não é um bom companheiro, já que pode influenciar negativamente a qualidade do sono, alterando o comportamento emocional, diminuindo a capacidade física. E, quando em excesso significativo, as bebidas alcoólicas levam à lesão hepática e ao déficit do desempenho intelectual.
Durma bem
O sono influencia o desempenho intelectual, a capacidade de memória e é fundamental para repor as energias. Trate esse item com atenção, procurando reservar sempre um bom intervalo de sono com qualidade. Dessa forma, antes de dormir, evite alguns hábitos como fazer refeições volumosas; consumir álcool em quantidades além das indicadas; trabalhar, principalmente em computador; ver TV, especialmente telejornais; discutir e/ou conversar temas que fomentem ansiedade e/ou preocupação; exercitar-se fisicamente.
Cuide de sua aparência
Procure manter uma boa postura corporal, o peso controlado e proteja sua pele. Não se exponha ao sol em excesso.
Mantenha suas vacinas em dia
Adultos também se vacinam. Muita gente desconhece a importância da prevenção contra tétano, as hepatites e outras doenças evitáveis.
Administre o estresse
Ele é inevitável em nossas vidas, mas pode ser gerenciado. Tenha um momentos de lazer com os amigos e curta a família. Namore, passeie, viaje, vá ao cinema, ao teatro, e jogue conversa fora com os amigos.
Desenvolva outros interesses
Matricule-se em um curso de fotografia, faça uma aula de dança. Estude algo que sempre você teve curiosidade. Enfim, ponha sua cabeça e seus sentidos em áreas diferentes do trabalho. Leia sobre assuntos diversos dos profissionais.
Faça check-up de saúde com regularidade
Conhecer o corpo ajuda na precaução de doenças e permite tomar atitudes que podem prolongar e melhorar a qualidade de vida.
Exercícios para aguentar a rotina puxada
Foi no exercício que a empresária Maria Endlich encontrou uma forma de  descarregar o estresse do dia a dia. “Sempre procuro um tempo para malhar, pois distrai e cuido do corpo. Tenho muito cuidado também com minha alimentação, que é bem balanceada”, diz Maria, que, além de tomar conta da parte administrativa do negócio da família, arruma tempo para cuidar da casa e dos filhos. “No escritório, mexo com a parte financeira e administrativa. Na minha opinião, esse é o setor mais estressante. Por isso tento sempre manter uma rotina saudável”.
Fonte: gazetaonline.globo.com