Licitação para compra do Raio-X da UPA do Sabará é suspensa


A compra do aparelho de Raio-X da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, na região oeste de Londrina, está suspensa por tempo indeterminado. A decisão de suspender a compra foi publicada na edição de sexta-feira (21) do Jornal Oficial do Município.

Desde que passou a atender efetivamente o público, em 10 de junho, a UPA está com um aparelho de Raio-X emprestado. A compra do equipamento definitivo era esperada para o fim do mês, mas o prazo foi adiado por conta da suspensão.

Segundo o secretário municipal de Gestão Pública, Rogério Carlos Dias, será preciso retificar dois itens na descrição do aparelho. “Houve questionamentos por algumas empresas, e isso é normal. A Secretaria de Saúde vai ter que dizer se os pontos questionados influenciam diretamente na escolha do aparelho, e se há pelo menos três marcas diferentes que têm essa descrição apresentada no processo”, disse Dias. Ele não detalhou quais itens precisarão ser revistos.

A licitação pode se tornar alvo de questionamentos do Observatório de Gestão Pública de Londrina. Segundo Rafael Carvalho, analista de licitações do órgão, o trabalho é feito com base em amostragem. “Estudamos licitações da Prefeitura, da CMTU, da Cohab, da Câmara dos Vereadores e da Sercomtel. Os casos que mais nos chamam a atenção são os que impactam mais diretamente a população, como o contrato do lixo, e os de maior valor. Certamente vamos acompanhar de perto esse caso também”.

O secretário de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, foi procurado pela reportagem, mas ele não atendeu o celular por estar em viagem para Curitiba durante a manhã.

Fonte: Jornal de Londrina