Frentistas podem entrar em greve no PR


Os frentistas do Paraná aprovaram ontem, em assembleia, indicativo e estado de greve. De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Lairson Sena, agora só falta a categoria marcar o dia para iniciar a paralisação. 
Os trabalhadores reivindicam 18% de aumento salarial e 20% de reajuste no vale-alimentação. Segundo ele, o Sindicombustíveis-PR ofereceu apenas 7,16% que seria o percentual equivalente à inflação sobre os salários e o vale-alimentação. 
O presidente do Sindicombustíveis-PR, Roberto Fregonese, disse que o sindicato patronal já fez três propostas de negociação salarial para os trabalhadores. Na última, foi oferecido um reajuste de 8,5% para os salários e de 14,32% para o vale-alimentação e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Segundo ele, na próxima terça-feira está marcada uma nova negociação entre patrões e empregados. Hoje, são 25 mil frentistas no Paraná, sendo 5 mil em Curitiba. O piso dos trabalhadores é de R$ 769. De acordo com Fregonese, hoje a folha de pagamento consome 60% da margem de lucro dos postos de combustíveis.
Fonte: Folha de Londrina