Administração técnica patina nas licitações


A administração do prefeito Alexandre Kireeff (PSD), eleita no ano passado com um discurso de praticar uma “gestão técnica” à frente da Prefeitura de Londrina, está patinando nas licitações. Desde o começo do ano, editais importantes como as de coleta de lixo, merenda escolar, transporte escolar para as zonas urbana e rural e agora o Restaurante Popular, atrasaram por causa de problemas técnicos e forçaram, em alguns casos, contratações emergenciais. De acordo com o secretário de Gestão Pública, Rogério Dias, o motivo de alguns desses tropeços é a mudança na forma de se fazer licitações na cidade.
“Estamos no novo processo, nova forma de contratação, não é repetindo uma coisa que copiava e colava. Ficamos praticamente 12 anos em copia e cola no município [repetição de editais anteriores]. Agora transformamos o transporte em 14 lotes em razão dos distritos. E transformamos a merenda num processo com planilha de custo de mão de obra, nós não tínhamos nada disso”, declarou Dias.
Com relação a esse novo formato de licitações, o secretário afirmou que isso “demanda estudos legais e de regulamentos federais que existem, além de estudos de custo, que envolvem contabilidade”. “Não é um estudo de uma semana. Isso é um projeto de R$ 26 milhões e eu não consigo montar um projeto desse tamanho em 60 dias”, completou Dias, referindo-se aos “projetos” de sistema de funcionamento da merenda e do transporte escolar.
“Fim do namoro”
Para o professor Renato Pianowski, do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), depois de seis meses de mandato, a administração municipal não poderia estar patinando em licitações. “Quando alguém se candidata a algum cargo sabe a fria em que está entrando. Depois da eleição teve equipe de transição então já era para saber de todos os gargalos existentes”, argumentou.
O economista ressaltou ainda que não existem mais justificativas para não prever os problemas com editais ou falta de previsão de problemas com fornecedores. “O nome disso é gestão, é preciso se antecipar aos fatos, antever esses problemas, senão nunca teremos licitações”, concluiu.
Manual
Dias afirmou que a Secretaria de Gestão Pública está elaborando um manual para disciplinar os processos licitatórios dentro da Prefeitura de Londrina. Esse documento, que deve ser transformado num decreto municipal trata desde o procedimento no processo licitatório até a execução dos contratos, tratando dos gestores e de outros detalhes. “Tudo o que aconteceu [em termos de problemas] estou implementando nessa normatização”, declarou Dias. “Nenhum município brasileiro tem um ato assim”, completou.
Depois de elaborado pela Secretaria de Gestão Pública, o manual será analisado em conjunto com a Procuradoria e a Controladoria do Município, para depois finalizar o texto do decreto.
Fonte: Jornal de Londrina