Aprovado, mas com ressalva


Mesmo acreditando que os serviços públicos não melhoraram nos últimos seis meses, 57,31% dos londrinenses aprovam o primeiro semestre da gestão Alexandre Kireeff (PSD). Segundo levantamento da Paraná Pesquisas, feito com exclusividade para o JL , 36,84% dos entrevistados reprovaram o desempenho do prefeito. Contudo, a maioria está disposta a dar mais tempo para a situação melhorar: entre os entrevistados, só 7,99% acham que não dá mais para esperar, contra 43,08% que dizem que é preciso dar mais dois anos para ver resultados e 31,38% para quem o prazo seria de um ano.

A Paraná Pesquisas ouviu 513 eleitores londrinenses, entre os dias 23 e 26 de junho, e a margem de erro é de 4,5 pontos porcentuais. Apesar da disposição para dar tempo e apoio à Kireeff, o londrinense não deixou de ser crítico: 52,44% não souberam citar alguma obra ou medida que o prefeito adotou para melhorar a vida da população e 15,59% afirmaram que ele não promoveu “nenhuma” medida nesse sentido.

Outro indicativo de que o londrinense mantém ressalva sobre a gestão Kireeff é que para 45,81% dos entrevistados, ele não estaria cumprindo seu programa de governo ou as promessas de campanha. Já para 28,72% o prefeito está entregando aquilo que foi prometido na campanha. A questão é que muita gente não sabe o que ele prometeu: 43,86% não se lembram de nada do que Kireeff tenha proposto quando estava no palanque. A saúde é lembrada por 31,77% dos entrevistados como uma bandeira da época da eleição.

É exatamente nesta área que, na visão dos eleitores, o prefeito tem motivos para dores de cabeça: 45,03% dos entrevistados afirmam que ele deu “pouca atenção” para o setor, apesar das contratações de médicos e profissionais. A pavimentação das ruas, que estão esburacadas depois duas semanas de chuvas, também é apontada como objeto de “pouca atenção” do prefeito por 10,53% dos eleitores.

Crédito

Na avaliação de Murilo Hidalgo, diretor da Paraná Pesquisas, o levantamento mostra uma situação que não está boa para o prefeito, já que há uma leitura de que os serviços públicos não melhoraram. Essa expectativa foi gerada pelo discurso de que ele faria uma gestão técnica. “O começo não é bom, mas a expectativa do eleitorado está mantida”, declarou Hidalgo. Ele entende que Kireeff “está levando na credibilidade pessoal”. “Ainda estão dando um crédito e a partir do segundo semestre ele será cobrado”, completou.

Apoiador de Kireeff é rico, 
tem curso superior e mora no centro

Os maiores índices de aprovação da gestão do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) estão entre os homens, com mais de 60 anos de idade, que moram na área central, têm curso superior e pertencem às classes A e B. Os menores estão entre mulheres, na faixa etária entre 25 e 34 anos de idade, moradores da zona sul da cidade, que pertencem às classes D e E, e cursaram apenas o Ensino Fundamental. Esse é o perfil traçado pelo levantamento da Paraná Pesquisas.

A aprovação geral de Kireeff é de 57,31%, mas vai a 64,17% entre os homens e cai para 51,28% entre as mulheres. Na faixa etária acima dos 60 anos, o prefeito tem o apoio de 61,86%. Na faixa etária de 25 a 34 anos essa aprovação cai para 53,54%. Entre os eleitores que têm curso superior, Kireeff obtém o seu melhor índice: 73% de aprovação, porcentual que cai consideravelmente entre quem tem o ensino fundamental, onde a aprovação é de 50,25%.

Os mais ricos (classes A e B) também veem o prefeito com bons olhos, com 63,77% de avaliação positiva. Já entre as classes D e E, a aprovação não só é mais baixa (44,12%), como também é superada pela desaprovação: 48,53%. Essa é a única faixa na qual o prefeito encontra mais contrariedade do que apoio.

Fonte: Jornal de Londrina