Estado apresenta proposta e greve do Iapar em Londrina pode chegar ao fim


Os funcionários do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) vão avaliar a continuidade da greve em Londrina e em todo o Estado. O governo, através do secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, apresentou de negociar a reestruturação salarial da categoria ainda neste mês. A medida agrada o Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais na Área de Pesquisas Agrícolas e Agropecuárias (Sindpar).

Nesta terça-feira (2), Ortigara esteve reunido em Curitiba com representantes do Iapar. De acordo com o presidente do sindicato, Ricardo Moura, a previsão é que a proposta de melhora nos salários, atualmente defasados se comparados com demais profissionais do mercado, seja apresentada até o final do mês de julho. O documento deverá ser elaborado por uma comissão do sindicato, da diretoria do Iapar e passará por análise do Estado.
"O tempo é curto, mas queremos apresentar uma proposta em até 20 dias. Depois é começar a luta para que seja aprovada e que paguem as melhorias", comentou. Entre outras sinalizações positivas, o Sindpar apontou o alinhamento do piso salarial dos trabalhadores, para R$ 1,6 mil. "O piso mínimo agrada o sindicato. Embora sejam beneficiadas financeiramente 82 pessoas apenas. Porém, o que mais nos interessa é a reestruturação salarial", declarou.
Os funcionários queriam R$ 800 de abono emergencial enquanto o planejamento dos vencimentos não fossem feitos. Moura também destacou que o governo se comprometeu a buscar formas de pagar as imposições de avaliação de desempenho relativas ao ano de 2012.  "O importante é que teremos uma agenda conjunta", destacou.
A assembleia dos trabalhadores ocorre às 8h, em frente ao Iapar. O encontro deve definir os rumos da mobilização.
Fonte: londrina.odiario.com