11 de Julho: o Paraná vai parar! Dia Nacional de Lutas, com Paralisações e Manifestações


Dia 11 de julho o Paraná vai parar. Dirigentes da UGT e das outras centrais sindicais estiveram reunidos na manhã dessa terça-feira, 9 de julho, em Curitiba, acertando detalhes para as paralisações na quinta-feira, dia 11 de julho - Dia Nacional de Lutas, com Paralisações.
 Além de uma grande concentração em Curitiba, reunindo os trabalhadores na Praça Rui Barbosa, a partir das 16 horas, estão previstas manifestações em Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Paranaguá e outras cidades paranaenses.
“O Paraná vai parar de fato, e os trabalhadores estarão nas ruas, mostrando a insatisfação pelas políticas públicas para a saúde, educação, segurança pública, geração de emprego, transporte público e segurança”, diz a secretária geral da UGT-PARANÁ, Iara Freire.
O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, destacou que a central está organizada em quatro regionais no Paraná: Norte, Noroeste, Oeste e Litoral, além da sede em Curitiba. “Em todas essas cidades os sindicatos das mais diversas categorias filiadas à UGT têm o indicativo de paralisar as atividades e promover grandes encontros de cidadania”, diz Rossi.
As centrais sindicais têm uma agenda nacional de lutas e agregaram mais quatro bandeiras regionais: 1) a revisão dos contratos das concessionárias rodoviárias com a criação da CPI do pedágio; 2) novo sistema para a eleição dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado; 3)política permanente de reajuste do Piso Mínimo Regional; e 4) Regulamentação da profissão de motorista.
Nacionalmente a agenda sindical contempla a luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais - sem redução de salários; Fim do projeto que amplia a terceirização; Reajuste digno para os aposentados; Fim do fator previdenciário; Fim dos leilões do petróleo; Mais investimentos em saúde e educação; Transporte público de qualidade e Reforma agrária.
Fonte: UGT Paraná