Prochet deixa Conselho Fiscal da Sercomtel


O empresário Fernando Prochet pediu ontem ao prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), o seu desligamento do Conselho Fiscal da Sercomtel. O comunicado foi feito no mesmo dia em que a FOLHA publicou reportagem mostrando que o empresário foi condenado pelo juiz da 5ª Vara Criminal de Londrina, Paulo César Roldão, por fraude em licitação para o recolhimento de resíduos recicláveis ocorrida no final de 2001 na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização. Além de Prochet, também foram condenados o sócio-proprietário da Visatec, Faiçal Jannani Júnior, a assistente administrativa da Visatec, Karina Jennani Rodrigues Alves, e o motorista Sérgio Guasquez de Oliveira. 

Eles foram submetidos às mesmas penas: dois anos de detenção e multa de 2% sobre o valor do contrato licitado, que era de R$ 202,9 mil. No entanto, em vez de prisão, o juiz substituiu a pena por prestação pecuniária no valor de dez salários mínimos em favor de instituição de caridade e prestação de serviços à comunidade à razão de uma hora de tarefa por dia de condenação. 

O pedido de Prochet foi aceito pelo prefeito e durante a semana Kireeff deve indicar o substituto para ocupar a vaga aberta na telefônica. "Ele mesmo me ligou hoje (ontem) explicando a situação. Confirmou que não concorda com a condenação e que vai recorrer, mas como a tramitação na Justiça deve demorar uns meses, decidiu pelo desligamento e eu aceitei." Prochet, que também preside a Comissão Provisória do PSD em Londrina, foi indicado como conselheiro da Sercomtel pelo prefeito. 

Kireeff reconheceu que a saída do empresário evita desgaste para a administração. "Exatamente, evita o constrangimento enquanto se defende na Justiça. (A saída) mostra coerência com o que a gente vem falando e praticando." Quanto à permanência de Prochet no comando da sigla, o prefeito disse que a decisão caberia à Executiva Estadual do PSD. 

Fernando Prochet, que tomou conhecimento da sentença pela FOLHA, na sexta-feira, havia afirmado que é inocente. "Sinceramente, estou muito convicto de que agi de maneira correta."

Fonte: Folha de Londrina