Munidos de faixas e apitos, médicos de Londrina fazem caminhada pelo centro


Munidos de faixas e apitos, médicos de Londrina fizeram uma caminhada pelas ruas do centro da cidade na tarde desta quarta-feira (31). A ação faz parte da paralisação nacional da categoria, que está no segundo dia e pede melhores condições de trabalho e melhorias no sistema de saúde.

De acordo com os médicos, a caminhada é uma forma de protestar contra a falta de estrutura da saúde no país, além de mostrar que a categoria é contra o programa federal Mais Médicos, que entre outras ações pretende “importar” profissionais estrangeiros sem a aplicação do teste Revalida.
A estimativa dos organizadores é de que entre 200 e 250 profissionais participaram da manifestação. A concentração ocorreu no estacionamento do Zerão. Depois eles seguiram em caminhada até a Concha Acústica, no centro da cidade.
De acordo com o cardiologista Icanor Antônio Ribeiro, a avaliação dos médicos é de que faltou pesquisa nas propostas feitas pelo Governo Federal, entre elas a implantação do programa Mais Médicos. “Julgamos que estão tratando um assunto complexo e grave de maneira muito simplista. Esse barulho todo das ruas [protestos] assustou as autoridades, mas elas não compreenderam bem o significado de tudo isso e tomaram medidas sem discussão profunda com as pessoas que conhecem de perto essa situação”, explicou.
Fonte: Jornal de Londrina