Sindicato emite nota de repúdio contra demissões na Sercomtel, em Londrina

Os servidores de carreira foram exonerados nessa quarta-feira (14), após não aderirem ao Programa de Demissão Voluntária. A nota do Sinttel, assinada pelo diretor regional João Henrique Schmidt, defende a extinção de três diretorias como forma balancear o caixa.
"O custo anual de cada diretor gira em torno de R$ 500 mil. Por que não começar a reestruturação acabando com 03 diretorias, diminuindo gerências, acabando com o cargo de assessor e diminuindo o salário dos conselheiros?", diz a nota.
Segundo o Sinttel, o corte das três diretorias acarretaria justamente na economia de R$ 1,5 milhão por ano. A entidade ainda culpa as más gestões pela situação financeira delicada por que passa a telefônica, que perdeu R$ 143 milhões em patrimônio líquido entre 2002 e 2012.
"Mesmo nos momentos críticos que a empresa atravessou em 2012, (seguidas trocas de presidentes, afastamento de diretores, etc), os funcionários da Sercomtel desdobraram-se para cumprir seu papel, prestando um serviço com qualidade e eficiência para resgatar a imagem e o nome desta Empresa.", defende o sindicato.
Confira a íntegra da publicação do Sinttel:
"O SINTTEL/PR - Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado do Paraná, vem a público manifestar seu REPÚDIO às demissões que estão ocorrendo na Sercomtel S.A. Telecomunicações.
Sabemos da crise financeira que a empresa atravessa, porém sabemos também que isto deve-se as más gestões que assolaram esta empresa ao longo dos últimos anos, transformando-a em um cabide de cargos comissionados e distribuidora de altos patrocínios por toda a cidade.
Os cargos comissionados da Sercomtel, indicados pelo Executivo Municipal (Diretorias, Assessorias, Conselhos Adm e Fiscal), tornaram-se os mais desejados da administração pública, por conta dos altos salários pagos a estes indicados.
Milhões foram gastos em patrocínios desnecessários e alto custo com salários de diretores e conselheiros.
A diminuição de 03 diretorias traria uma economia de aproximadamente R$ 1,5 milhões por ano. E com certeza a empresa funcionaria com apenas 4 diretorias.
Portanto, os funcionários da Sercomtel não podem pagar pelo ônus das más administrações!
É compromisso do Prefeito Municipal e de seu secretariado gerar empregos, trazendo desenvolvimento para nossa cidade e não sendo conivente com a demissão de trabalhadores e trabalhadoras que prestaram serviço ao município durante 25 a 30 anos.
Manifestamos nossa solidariedade aos companheiros e companheiras que foram demitidos depois de uma vida inteira dedicada a esta empresa.
E manifestamos também nossa grande preocupação com os funcionários que permanecem nesta empresa, devido ao acúmulo excessivo de trabalho, por conta das demissões ocorridas, podendo ocasionar erros, sobrecargas, doenças do trabalho, etc e consequentemente perda de qualidade no serviço prestado."
Fonte: londrina.odiario.com