MPT tenta impedir maquinário irregular na fábrica da Hyundai


O Ministério Público do Trabalho (MPT) se reuniu no dia 29 de agosto em Campinas (SP), com o cônsul Kim Joo Hoom, responsável pelos Assuntos e Negócios do Ministério das Relações Exteriores da Coréia, para solicitar sua intermediação em relação ao cumprimento de normas de segurança brasileiras. A ideia é que ele comunique às matrizes das empresas coreanas quanto à aquisição de maquinário industrial fora das normas de segurança brasileiras.

Entre as empresas citadas estão a Hyundai e fornecedoras, que, segundo investigação do MPT, montaram seu parque industrial com máquinas e equipamentos comprados do exterior, sem proteção adequada e fora dos padrões estabelecidos pela Norma Regulamentadora nº 12, o que aumenta consideravelmente o risco de acidentes. 

Desde 2012, o inquérito investiga as condições de meio ambiente de trabalho na fábrica da montadora coreana, instalada em Piracicaba (SP).

Para prevenir a entrada de equipamentos irregulares em solo brasileiro, o MPT notificou o cônsul-geral coreano, solicitando a ciência às matrizes das empresas coreanas no sentido de que não haverá concessão de prazos para adequação à legislação brasileira dos eventuais novos maquinários adquiridos sem as proteções necessárias. 

O MPT solicitará a imediata interdição das máquinas até suas completas adaptações.

Na reunião, a procuradora Maria Stela Guimarães de Martin adiantou ao cônsul o problema da entrada de coreanos no Brasil sem visto regular para o trabalho, que também será objeto de expedição de ofício aos ministros da Justiça e do Trabalho.

Fonte: MPT em Campinas