Fiscais protestam hoje no País


Os fiscais federais agropecuários protestam hoje com a distribuição de laranjas em frente ao prédio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista. O presidente do sindicato da categoria (Anffa Sindical), Wilson Roberto de Sá, disse que os fiscais levarão um caminhão de laranjas. Outros protestos estão marcados em Alagoas e no Rio Grande do Norte, onde o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, participa de solenidades para oficializar o reconhecimento dos estados como livres de aftosa com vacinação. 

Os fiscais agropecuários protestam desde o dia 16 de agosto contra escolha de profissionais fora do quadro de servidores do ministério para comandar a Secretaria de Defesa Agropecuária. O governo nomeou o advogado Rodrigo Figueiredo como secretário de Defesa Agropecuária e o médico veterinário Flávio Turquino, do setor privado, para o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa). 

Na tarde de ontem, houve manifestação dos fiscais no quarto andar do prédio anexo do Ministério da Agricultura, onde funciona o comando da Defesa Agropecuária. 

O dirigente da Anffa Sindical informou que a categoria mantém a "greve de ocupação", com atendimento aos casos de emergência, e que na próxima segunda-feira faz assembleias em todo o País para decidir sobre a paralisação geral por cinco dias, a partir de 16 de setembro. 

Wilson Sá afirmou que o movimento de entrega dos cargos de confiança está ganhando adesão. Ele disse que 35 fiscais federais entregaram os cargos comissionados em protesto contra as nomeações e que a meta da entidade é que os 560 profissionais do quadro da Defesa Agropecuária façam o mesmo nas próximas semanas.

Fonte: Folha de Londrina