Grupo de professores protesta em frente à casa do governador do RS


Um grupo de professores ligados ao Centro dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers-Sindicato) se reúne em frente à casa do governador Tarso Genro, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, desde o começo da manhã desta segunda-feira (9) para protestar. Após encontro com autoridades na sexta-feira (6), a situação de greve, iniciada em 26 de agosto, foi mantida pela categoria.
De acordo com a assessoria de imprensa do Cpers, cerca de 300 manifestantes se reúnem no local. Já o Batalhão de Operações Especiais (BOE), que acompanha a movimentação com um cordão de isolamento, contabiliza que a concentração começou com cerca de 60 pessoas. Os manifestantes chegaram pouco depois das 6h, com carro de som.
Após a concentração, que durou cerca de uma hora, o grupo iniciou caminhada que seguiria até o centro da capital. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), cerca de 100 manifestantes são acompanhados no trajeto. Agentes orientam motoristas no trânsito.
Uma das principais reivindicações é o pagamento do piso nacional do magistério. Na quarta-feira (4), o governo entregou um documento à categoria, no qual afirma ter atendido 11 dos 27 pontos que compõem a pauta de reivindicações do comando de greve.
Em entrevista recente ao G1, o governador contestou a reivindicação sobre o piso nacional. Por meio de um acordo com o Ministério Público Estadual, o governo garantiu o pagamento de R$ 1.451 a cerca de 20 mil profissionais. O Cpers reclama, no entanto, que o reajuste não atinge os profissionais que já recebiam uma remuneração superior ao valor.
Na última reunião com a categoria, o governador não estava presente. Os grevistas querem negociar diretamente com Tarso Genro.
Fonte: g1.globo.com/rs