Escolas de educação especial recebem treinamento de brigada escolar no Paraná


A Secretaria de Estado da Educação está levando o programa Brigada Escolar para as Escolas de Educação Básica na Modalidade Educação Especial e escolas coirmãs. Todas as 413 escolas especiais receberão o treinamento de plano de abandono, além de equipamentos como extintores, sinalização e luz de emergência. 

O curso de brigadista tem duração de 60 horas e conta com atividades práticas e teóricas. O programa formou brigadistas em todas as 2,2 mil escolas regulares da rede estadual de ensino. “Neste governo tratamos as escolas especiais com os mesmos direitos das demais escolas da rede estadual. Por isso, o programa Brigada Escolar, que reforça a cultura da segurança, chega a toda comunidade escolar paranaense, seja ela na rede regular ou na educação especial”, disse o secretário de Educação e vice-governador, Flávio Arns. 

Os agentes dos Núcleos Regionais de Educação receberam o treinamento e estão repassando as informações para os brigadistas de cada escola. As nove escolas da educação especial atendidas pelo Núcleo de Irati e as pertencentes aos municípios de Imbituva e Ivaí, vinculadas ao núcleo de Ponta Grossa, já participaram das atividades práticas. 

Os professores e funcionários desenvolveram treinamentos de combate a princípio de incêndio, primeiro socorros e manuseio de extintores. Além disso, os funcionários receberam também um material didático com as funções que devem desenvolver nas escolas. 

“Esse tipo de treinamento é muito importante para nós que trabalhamos com a educação especial, principalmente os conhecimentos de primeiros socorros e de como manusear os extintores. Se acontecer algum problema nós já estamos preparados”, contou a diretora da Escola Andréia Cristina Cabral – Educação Infantil e Ensino Médio na Modalidade Educação Especial, do município de Fernandes Pinheiro, Ivana Carla Cordeiro da Silva Francos, que participou da capacitação na semana passada. A escola atende a 32 alunos. 

SURDOS - Em Curitiba, os alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual para Surdos, Alcindo Fanaya Junior participaram do treinamento. O colégio atende 140 alunos. “Fomos capacitados para levar essas informações para os nossos alunos pela linguagem dos sinais para que estejam preparados em caso de alguma emergência”, explicou a professora Liliane Assumpção Oliveira. 

O treinamento foi feito com aviso sonoro para os profissionais não surdos e com placas de iluminação para os professores surdos. De acordo com Liliane, o treinamento serviu ainda para detectar possíveis falhas de segurança na estrutura da escola e melhorá-la, oferecendo um ambiente mais seguro para alunos, professores e funcionários. 

O vice-presidente da (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Apae de Maringá, Fernando Meneguetti, acompanhou o treinamento. “Aqui no Paraná as escolas especiais e escolas regulares são tratadas com igualdade”, disse. Ele tem um filho que estuda em escola especial. 

Também acompanharam o treinamento os membros executivos da Apae, professores e funcionários da escola, além de representantes da equipe técnica do Núcleo de Educação e do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria de Estado da Educação. 

Fonte: Governo do Paraná