Policia Civil de São Paulo realiza Operação Blecaute visando valorização profissional e melhores con


Delegados de polícia e policiais civis do estado de São Paulo realizam, nesta terça-feira (17), a intitulada “Operação Blecaute”, paralisando parcialmente os atendimentos das delegacias, ciretrans e seções de transito da cidade.

A manifestação acontece por conta do sucateamento, descaso e desvalorização que os trabalhadores e trabalhadoras da polícia civil de São Paulo, ao longo dos anos, vêm sofrendo.


O estopim desta nova paralisação foi o anúncio de reajusto concedido pelo Governo, que foi de 7% de reposição de perdas inflacionárias referente ao período de 2012, números totalmente diferentes do que está sendo pleiteada pela categoria, que é de 15%, segundo dados da Associação dos Funcionários da Polícia Civil do Estado de São Paulo (AFPCESP), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Em nota, a Associação esclarece que a reposição de 15% corresponde ao atraso das concessões dos reajustes passados.

A manifestação que teve início às 10 horas tem duração prevista até às 16 horas e não visa prejudicar a população, mas sim demonstrar publicamente o descaso com a instituição, o que aumenta a falta de segurança pública. Neste período serão registrados apenas os Boletins de Ocorrência de natureza mais grave.

Por Fábio Ramalho – UGT – com informações de agências