Vigília em Londrina vai pedir a condenação dos réus do Mensalão


Uma vigília será realizada na noite desta terça-feira (17) pela moralidade pública no Brasil, com a intenção de pedir a punição dos réus já condenados no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Mensalão. O evento está sendo organizado por um grupo de moradores de Londrina preocupados com a impunidade. 

Nesta quarta-feira (18), o ministro Celso de Mello dará seu voto de minerva sobre a possibilidade da aceitação dos embargos infringentes, recursos que, na prática, poderiam levar a um novo julgamento do Mensalão. Ele já adiantou que deve seguir o posicionamento tomado no dia 2 de agosto, quando se manifestou favorável aos embargos.

O recurso é previsto no regimento do STF e permite que os réus que tiveram ao menos quatro votos pela inocência ganhem um novo julgamento. Dos 25 condenados no Mensalão, 12 poderia ter direito a uma nova análise do caso. 

A votação do STF terminou empatada na última quinta-feira (12), com Luís Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski a favor dos recursos. Enquanto Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Carmen Lúcia, Gilmar Mendes e Marcos Aurélio votaram contra.

O empresário Marcelo Cassa, um dos organizadores da vigília cívica, está convocando a população. "Poucas vezes na história do país um grupo de réus teve tantas chances de se defender como no caso do mensalão. Prorrogar indefinidamente o julgamento deste episódio seria um golpe terrível na Justiça e nas instituições democráticas", defendeu.

O administrador Nelson Takahashi ressaltou que é uma iniciativa apartidária. "Somos favoráveis à punição e investigação de todos os crimes contra o patrimônio público, independentemente da sigla partidária ou da ideologia dos envolvidos. Se não houver punição agora, e punição exemplar, os corruptos e corruptores vão interpretar a decisão do STF como uma carta branca para continuar agindo livremente no Brasil", declarou.

A vigília será realizada às 19h30, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizado na Rua Grajaú, 257 

Fonte: londrina.odiario.com