Sem acordo, greve dos bancários e Correios segue nesta segunda-feira em Londrina


A greve dos trabalhadores dos Correios e dos bancos segue nesta segunda-feira (22) sem novidades em Londrina. A Federação Nacional dos Bancos e a Empresa Brasileira de Correios não fizeram novas ofertas às categorias, que continuam mobilizadas em paralisação por tempo indeterminado.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina, Wanderley Crivellari, informou que a primeira semana de greve foi finalizada com 83 das 147 agências da região fechadas. Ele acredita que o movimento ganhará mais força se seguir até o início de outubro, período de pagamentos.
"Conforme a greve se estende, começa a gerar mais incômodo. Com a extensão [das agências fechadas] e com a chegada das datas de pagamento de títulos e coisas do tipo, o movimento começa a ser mais sentido pela sociedade", comentou.
Os bancários pedem reajuste salarial de 11,93%, sendo 5% de aumento real, aumento na Participação de Lucros e Resultados, piso de R$ 2.860,21, além de melhorias das condições de trabalho, com fim de demissões, mais contratações e sem metas abusivas.
Já Fabiano Batista, representante em Londrina do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios (Sintcom), contou que nesta segunda-feira serão fechadas agências de Cambé (16 km de Londrina) e Rolândia (24 km de Londrina).
Na última sexta-feira (19), houve uma tentativa de negociação intermediada pelo Tribunal Superior do Trabalho, mas sem resultado. Agora, a Justiça vai agendar uma data para dissídio. "Para nós não é bom, melhor seria se tivesse um acordo", comentou.
Segundo Batista, a categoria quer 15% de aumento real, 20% de reposição de perdas salariais e 7,7% da inflação, enquanto a ECT apresentou apenas reajuste de 8%.
Fonte: londrina.odiario.com